2ª Via do Carnê do IPTU Online

Instituto Refloresta realiza oficinas de Bacias Hidrográficas nos CRAS da cidade de Porto Feliz

No mês de novembro, o Instituto Refloresta realizou quatro oficinas de bacias hidrográficas com os grupos de juventude dos programas Pró-jovem e Ação Jovem, da Diretoria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Porto Feliz.

A Oficina de Bacias Hidrográficas tem o objetivo de informar sobre a importância das matas ciliares na preservação dos recursos hídricos. A atividade faz parte do Programa Nossa Mata, que tem a finalidade de mobilizar proprietários rurais para cadastrar suas áreas para a restauração florestal. Financiado pelo Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, o projeto atende os produtores rurais que possuem terras com nascentes, córregos, rios ou lagos e tenham a intenção de plantar mata nativa em suas margens.

As atividades ocorreram nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, dos bairros Vante e Popular. Nelas foi possível analisar a situação atual da Bacia do Ribeirão Avecuia e discutir maneiras de protegê-la. Foram abordados os principais impactos ambientais que interferem no Ribeirão, como: desmatamento, o arraste de areia para dentro do rio, contaminação com esgoto doméstico, possível contaminação por agrotóxicos, queimada e má conservação do solo.

Como propostas de recuperação da Bacia, foram apontados pelos grupos: o plantio de árvores nativas em volta das nascentes, nas margens dos córregos, ribeirões e rios e o plantio de árvores nativas nos declives para minimizar a erosão, e em topos de morro para melhorar a infiltração da água da chuva e recarregar aquíferos.

O município de Porto Feliz, que atualmente possui pouca área de mata nativa, necessita que novas áreas sejam restauradas. Quem tiver o interesse em plantar mudas nativas na sua propriedade, entre em contato com a Diretoria de Meio Ambiente, no telefone (15) 3262-1077.

  • Rádio Porto

    Alternativo