Porto Feliz faz cadastramento de áreas para plantio de árvores nativas

O Instituto Refloresta mantém em parceria com a Prefeitura o programa Nossa Mata, destinado ao plantio de árvores nativas no município.

O proprietário de terra que tiver em sua área: córregos, nascentes e lagos e apresentar interesse em cadastrar sua propriedade, pode entrar em contato com a Diretoria de Meio Ambiente, na Casa da Agricultura. Não há custos para fazer esse cadastramento, apenas a disponibilidade para oferecer a recuperação das matas em sua propriedade. Mais informações através do email para o Instituto Refloresta (mariana@refloresta.org.br) ou através do telefone 3261-1301.

O trabalho é realizado desde 2011, através de uma parceria entre a Prefeitura e com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Fehidro. O instituto já cadastrou mais de 20 áreas de pessoas interessadas em recuperar as matas ciliares dos córregos, e as nascentes de suas propriedades. Esse cadastramento tem a finalidade de criar um banco de áreas para posterior recuperação das matas.

As matas ciliares, que estão na margem dos rios e córregos, ao redor das nascentes e lagos, servem como proteção dos recursos hídricos, prevenindo, entre outras coisas, contra o arraste de areia para dentro desses corpos d’água.

Atualmente, o Ribeirão Avecuia — principal fonte de abastecimento da cidade —, sofre com esse tipo de impacto. Por falta de mata nas suas margens, a areia foi levada para dentro do rio, através da água das chuvas e de excesso de água da irrigação, influenciando na diminuição da quantidade disponível de água para o consumo. Com isso, podemos dizer que há vários pontos do ribeirão que já se encontram assoreados.

Com a área cadastrada, o Instituto faz o projeto técnico de plantio, podendo ainda buscar parcerias para que as mudas e a mão de obra sejam também gratuitas para o proprietário.

  • Vídeos

    Invista em Porto Feliz

    Rádio Porto

    Alternativo