2ª Via do Carnê do IPTU Online

Secretaria de Saúde começa vacinação contra o HPV no dia 10 em Porto Feliz

Começa na segunda-feira, 10, em todo o Brasil a campanha de vacina HPV, voltada para meninas na faixa etária de 11 a 13 anos completos. Essa vacina confere proteção contra quatro vírus HPV, sendo seu objetivo prevenir o câncer de colo de útero e lesões causadas pelo HPV.

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2014, na Câmara Municipal, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Porto Feliz realizou o treinamento aos 35 profissionais de enfermagem da rede básica de saúde sobre a campanha de vacina HPV.

O esquema vacinal adotado no Brasil será com a aplicação da primeira dose na campanha de março/2014, a segunda dose após seis meses (setembro/2014) e a terceira dose será feita cinco anos após a primeira dose.

A meta de Porto Feliz é vacinar 1270 meninas de 11 a 13 anos de idade, no período de 10 de março a 10 de abril.

A transmissão do HPV ocorre por contato direto com a pele e/ou mucosa infectada, e a maioria das vezes é transmitida através da relação sexual.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que todos os anos, no mundo inteiro, 500 mil mulheres são diagnosticadas com a doença. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados para 2014, 15.590 casos novos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacina HPV é uma importante estratégia para a redução dos casos de câncer em mulheres. O câncer de colo de útero é a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras.

É importante lembrar que a vacina é uma ferramenta de prevenção primária e não substitui o rastreamento do câncer de colo de útero (Papanicolau).

  • Rádio Porto

    Alternativo