2ª Via do Carnê do IPTU Online
Editais de Licitação

Ministério da Cultura e Fundação Toyota do Brasil apresentam projeto Música e Artes em Porto Feliz

O projeto Música e Artes, incentivado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil e apoio da Toyota do Brasil, do Banco Toyota e da Prefeitura Municipal de Porto Feliz (SP), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, tem como objetivo aproximar a população das diversas manifestações artísticas locais, valorizando e impulsionando a cena artística da região.

Música e Artes tem foco na formação cultural de todo o público, em especial das crianças, proporcionando espaços de diversão e aprendizado sobre as artes, por meio de atividades educacionais. As apresentações de artistas locais possibilitam o contato e o reconhecimento do público com o cenário artístico da região, além disso, o projeto promove a geração de renda para o município, com a contratação de fornecedores e prestadores de serviços.

Durante todo o sábado, o público de Porto Feliz poderá participar de atividades com conteúdo cultural e educacional como os Núcleos de Circo, de Música Instrumental e de Origami.

A programação do evento conta ainda com a atração divertida do Grupo de Teatro Estrada com o espetáculo circense “Clássicos do Circo”. Haverá também apresentações de artistas locais com o Grupo Instrumental Rubato e da Orquestra do Instituto Sonorum, valorizando a cultura da cidade.

O encerramento do Projeto Música e Artes será com o show de Renato Teixeira, que interpretará suas músicas de grande sucesso e clássicos caipiras ao lado dos filhos Chico Teixeira e João Lavraz, em uma verdadeira reunião familiar.

A estimativa é receber 10.000 pessoas na Praça 13 de maio. O local do evento terá acesso para portadores de necessidades especiais, brigadistas, Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar do Estado de São Paulo, posto médico de apoio e ambulância.

Neutralização de carbono

É importante ressaltar que o Música e Artes tem o compromisso de neutralizar as emissões de dióxido de carbono, a partir da mensuração das emissões em todas as etapas de realização do evento. Para isso será calculada a quantidade de árvores a serem plantadas para a captura do volume equivalente de dióxido de carbono.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: 

  • 10h às 11h50: Abertura do evento e início das oficinas
  • 10h20 às 10h50: Apresentação circense Clássicos do Circo”
  • 11h às 11h30: Apresentação do Grupo Instrumental Rubato
  • 11h50 às 12h10: Sorteio de prêmios 
  • 12h10 às 15h: Intervalo 
  • 15h às 17h30: Reabertura e oficinas 
  • 15h20 às 15h50: Apresentação circense “Clássicos do Circo”
  • 16h30 às 17h: Apresentação de Grupo Instrumental Rubato
  • 17h45 às 18h15: Apresentação da Orquestra Instituto Sonorum
  • 18h30 às 18h50: Sorteio de prêmios
  • 20h: Show de Renato Teixeira & Filhos

 

ATRAÇÕES: 

CIRCO

  • O Espetáculo “Clássicos do Circo" contará com a presença de palhaços e acrobatas apresentando números de malabares, lira, trapézio e movimentação solo. Tudo isso acontecerá de forma bastante animada e dinâmica. Os artistas fazem parte do Grupo de Teatro Estrada, que já existe há 17 anos. O grupo foi criado pela diretora e dramaturga Paloma Dourado e possui uma sede localizada na cidade de Indaiatuba, chamada Espaço Estrada. 

MÚSICA 

  • O Grupo Instrumental Rubato, da cidade de Porto Feliz é composto por seis músicos, que apresentam música brasileira levando a plateia a uma viagem de investigação dos sons pelo túnel musical de todos os tempos, por meio do rico repertório de sons e ritmos extraídos de peças da literatura musical brasileira como “Garota de Ipanema”, “Sampa”, “Mais que Nada”, “Águas de Março”, “Aquarela do Brasil” entre outras músicas, proporcionando emoção, sensibilidade e alegria para o público presente.
  • A Orquestra do Instituto Sonorum fundada há três anos com o intuito de formar em Porto Feliz uma filarmônica oferecendo música erudita e popular, além de proporcionar conhecimento e desenvolvimento artístico que refletirá tanto na questão social, no exercício da cidadania como na qualidade de vida das crianças e adolescentes com idade a partir de 9 anos de idade. A orquestra conta com 27 integrantes, composta por diversos instrumentos (violino, violoncelo, piano, percussão, trompete, trombone, oboé) é regida pelo maestro Anderson Vargas Santos . No repertório será apresentado  “Jesus Alegria dos Homens” (Bach), “Primavera” (Vivaldi) e temas dos filmes “O Rei Leão”, “A Bela e a Fera”, “Piradas do Caribe” e “O Fantasma da Ópera”.
  • Renato Teixeira divide o palco com seus filhos Chico Teixeira (voz e violão de doze cordas) e João Lavraz (baixo) para apresentar os grandes sucessos de sua carreira com novas roupagens para clássicos como “Romaria”, “Tocando em Frente”, “Amanheceu, peguei a viola”, “Cavalo Branco”, e os hits da música caipira nacional “Cuitelinho”, “Calix Bento”, “Trem do Pantanal”, “Cabecinha no Ombro”, “Felicidade”, entre outras músicas com versões acústicas e delicadas e em um clima bem familiar, com uma demonstração impecável de união, respeito e admiração.  

NÚCLEOS

  • Núcleo Circo – De forma lúdica e divertida, três profissionais e um monitor irão desenvolver com as crianças, atividades ligadas ao mundo do circo, incluindo os processos de Maquiagem Artística, os princípios básicos de Malabares com tecidos de tule, além da Acrobacia, com técnicas de movimentos em colchonetes que estarão na Tenda Oficina de Circo. A criança poderá escolher a atividade em que quer participar.
  • Núcleo de Música Instrumental Apresentação dos instrumentos musicais, sua forma de utilização ao “ensino” de como tocar. Os participantes ainda personalizam seus instrumentos musicais, que podem ser levados para casa, e tocam uma bela canção em conjunto. 
  • Núcleo de Origami – O público aprenderá, com a orientação do monitor, a arte de fazer pequenas esculturas geométricas com dobraduras de papel.

SERVIÇO:

Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, e Fundação Toyota do Brasil apresentam projeto Música e Artes em Porto Feliz

Data: 22 de março (sábado) - ENTRADA GRATUITA

Horário: 10h às 21h30

Local: Praça 13 de maio, s/nº – Jardim Excelsior – Porto Feliz/SP

Acesso para portadores de necessidades especiais

Bombeiros / Guarda Civil Metropolitana / Polícia Militar do Estado de São Paulo

Posto Médico / Ambulância

Neutralização de emissões de Carbono (CO2)

  • Rádio Porto

    Alternativo