2ª Via do Carnê do IPTU Online
Editais de Licitação

Porto Feliz investe na Educação Básica e adere a programas para erradicar o analfabetismo em crianças

Ampliando o investimento na Educação Básica, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Porto Feliz aderiu a programas estaduais e federais que têm por objetivo erradicar o analfabetismo no Brasil.

No ano de 2012, aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa que assegura a alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para sua eficácia, o programa apresenta quatro eixos de atuação: a) formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; b) materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagócio, jogos e tecnologias educacionais; c) avaliações sistemáticas e d) gestão, mobilização e controle social.

São 61 professores da rede municipal do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental que receberam em 2013 a formação continuada sobre alfabetização e letramento, garantindo que 1822 alunos fossem beneficiados pelo programa.

Neste ano, a parceria tem continuidade na rede municipal de Porto Feliz voltada para “A Alfabetização Matemática” associada ao reforço dos conceitos vistos na formação anterior, no caso “Alfabetização e Letramento”.

 

Ler e Escrever

A Secretaria de Educação aderiu também ao programa “Ler e Escrever”, direcionado para estudantes do 1º ao 5º ano (110 professores e 3032 alunos).

Esse programa é mais abrangente que o PNAIC. Seu objetivo é ver plenamente alfabetizadas crianças até o final do segundo ano do Ensino Fundamental. Como complemento, após a aquisição da escrita alfabética, o estudante adquire competências necessárias para que possa adequar seu discurso oral e escrito às diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), distribuiu gratuitamente 4708 livros didáticos do “Ler e Escrever” na rede municipal de ensino fundamental I de Porto Feliz.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo (SECET), começou em março o processo de capacitação para coordenadores pedagógicos e professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O treinamento garante apoio aos professores no planejamento de suas aulas e o reconhecimento dos benefícios proporcionados pelo programa “Ler e Escrever”.

  • Rádio Porto

    Alternativo