2ª Via do Carnê do IPTU Online
Editais de Licitação

Técnicos da Diretoria de Meio Ambiente ministram palestras sobre animais peçonhentos

Na quinta, 8, técnicos ambientais da Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Feliz, juntamente com o biólogo, Diogo Barea, do Centro de Zoonoses de Itu, estiveram na empresa Lanxess ministrando palestra sobre “Prevenção de acidentes com animais peçonhentos”.

Na oportunidade, foram abordados assuntos sobre a manutenção dos animais peçonhentos, procedimentos para captura sem danificar a integridade física dos mesmos, técnicas para a identificação das principais espécies da região e esclarecimento sobre mitos relacionados aos primeiros socorros, incluindo ainda a interação do público com os animais exibidos na palestra.

”Nosso objetivo principal é fazer com que as pessoas, quando deparadas com animais peçonhentos, tenham algum conhecimento sobre a biologia deste animal e possam proceder sua captura da maneira correta, evitando acidentes e sem necessidade de que o mesmo seja abatido”, comentou o biólogo Ralph Figueiredo, coordenador de Gestão Ambiental da Prefeitura de Porto Feliz.

Os principais animais peçonhentos responsáveis por acidentes em nossa região são: a Jararaca (Bothrops jararaca), a Cascavel (Crotalus durissus), a cobra Coral verdadeira (gênero Micrurus), a Aranha Armadeira (Phoneutria nigriventer), Escorpião Amarelo (Tityus serrulatus) e Escorpião Marrom (Tityus bahiensis).

Outros animais comuns em nosso Município porém com menor teor de veneno são a Tarântula de Jardim (Lycosa tarantula), a Aranha Caranguejeira (família Teraphosidae) e a falsa Coral (Oxyrhopus).

  • Rádio Porto

    Alternativo