2ª Via do Carnê do IPTU Online
Editais de Licitação

Semana do Meio Ambiente 2014 começou no dia 4 com abertura oficial na Câmara dos Vereadores

Entre os dias 4 e 8 de  junho, aconteceu a Sessão Solene de abertura da Semana do Meio Ambiente 2014, realizada pela  Prefeitura de Porto Feliz, através  da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, com a entrega da Medalha Ecológica para as empresas, entidades e pessoas que contribuíram com a ecologia e o meio ambiente no município de Porto Feliz. Os homenageados foram: Auto Posto Irmãos Ambrósio e SANEPAV Ambiental na categoria empresas; Escola do Bom Retiro e Grupo Alpha na categoria entidades; na categoria pessoa física a Sra. Mariana Gomes, Educadora Ambiental do Instituto Refloresta.                                                 Desde o dia 2 de junho, vários Centros de Educação Infantil Municipal - CEIMs, vêm fazendo plantio de árvores nativas em seus domínios, e no dia 5 de junho, “Dia Mundial do Meio Ambiente”, ocorreu o plantio simultâneo de mudas nativas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEF Professora Aurora Machado Guimarães, Zilda Tomé de Moraes, Professor Antonio de Pádua Martins Melo, Domingos de Marco, Vilma Fernandes Antonio, Luiza de Carvalho Pires e Maria Aparecida Fernandes Leite. Foram plantadas mudas de saguaragi, aldrago, pitanga, oiti, araçá, uvaia e canela. 

 

Feira de Adoção de Cães e Gatos

No dia 06 de junho, das 09h00 às 14h00, ocorreu a Feira de Adoção de Cães e Gatos na Praça da Matriz, com a participação do Diretor de Meio Ambiente Alessandro dos Santos e equipe da Diretoria, Secretário de Desenvolvimento Social e Urbanismo Michel Zangerônimo, a Empresa SpecialDog, ONG IMPAMACG, Deputado Estadual Feliciano Filho e voluntários do município que auxiliaram na feira. No evento foram doados 16 animais. 

Mutirão da Sacola Sustentável – Delta Supermercados

Ainda no dia 06 de junho, às 19h00, ocorreu o Mutirão da Sacola Sustentável no Delta Supermercados com a participação dos funcionários da Diretoria de Meio Ambiente, Diretor de Meio Ambiente Alessandro dos Santos, Prefeito Levi Rodrigues e Chefe de Gabinete Cláudio dos Santos (Marola). O evento contou com o patrocínio de 1.000 sacolas sustentáveis do Delta Supermercados, além de frutas e barras de cereais para a caminhada ecológica que ocorreu no dia seguinte. A intenção do evento foi substituir as sacolas plásticas normalmente utilizadas por sacolas retornáveis conscientizando a população da importância da atividade. 

Exposição de Orquídeas

Dando continuidade a Semana do Meio Ambiente, na sexta-feira, dia 6, também aconteceu à abertura da 4ª Exposição Nacional de Orquídeas de Porto Feliz no Shopping Porto Miller Boulevard. A exposição contou com a participação de 13 entidades orquidófilas de diferentes municípios, Associação Orquidófila de Porto Feliz e Diretoria de Meio Ambiente. A abertura contou com a presença do Prefeito Levi Rodrigues, do Chefe de Gabinete Cláudio dos Santos (Marola), e do Diretor de Meio Ambiente Alessandro dos Santos. Fizeram parte da organização do evento a Associação Orquidófila, a Diretoria de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e a Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil – CAOB. Agradecemos a presença do Presidente e Coordenador da CAOB que coordenaram o julgamento das plantas e agradecemos também a administração do shopping.  Porto Feliz recebeu plantas de excelente qualidade que superaram as expectativas, tanto em número quanto em qualidade e raridade de espécies.  

Plantio de Mudas Nativas no Bairro Altos do Jequitibá

No dia 07 de junho, a partir das 9h00, realizou-se o plantio de mudas nativas no Bairro Altos do Jequitibá com a participação dos moradores locais, ONG Refloresta e escoteiros do GP Alpha, além da presença do Prefeito Levi Rodrigues, Diretor de Meio Ambiente Alessandro dos Santos e equipe, Diretora da Promoção Social Maria Lúcia Nunes, Vereador José Luis Ribeiro de Almeida, Vereadora Michele Sampaio e Assessora. 

O plantio foi feito na área verde local. Foram plantadas 120 mudas, dentre elas, espécies como: sobrasil, uvaia, saguaragi, embira, pau-formiga, capitãozinho, ipê branco, ipê amarelo, ipê roxo, leiteiro, guaiuvira, cássia-amarela, aroeira pimenteira, dedaleiro, embaúba, mutambo, jacarandá, urucum, castanha do maranhão, paineira, sangra d’água, ingá, jatobá, marmelo, lixa, aroeira verdadeira, laranja de macaco, coração de negro, guapuruvu e tamanqueiro. 

 

Missa Divino Espírito Santo

O prefeito Levi Rodrigues Vieira, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento, Michel Alberto Zangerônimo, o Diretor de Meio Ambiente, Alessandro de Jesus dos Santos, participaram na noite do último sábado, (07), da Missa do 7º Dia do Setenário do Divino Espírito Santo na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, presidida pelo vigário paroquial Padre Alex Sandro Kit. 
Centenas de fiéis se reuniram com o propósito de adorar ao Senhor. O padre Alex falou da importância da preservação do meio ambiente. “O simples gesto de jogar um papel na rua, já estamos contribuindo para poluição ambiental”, disse o padre.

Culto – 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular

Estiveram presentes nos eventos a equipe da Diretoria de Meio Ambiente, Prefeito Levi Rodrigues, Diretor de Meio Ambiente Alessandro dos Santos. Durante o culto do dia 08 de junho, foi apresentado um vídeo do grupo de crianças da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Porto Feliz que realizaram o plantio de 10 mudas de árvores nativas em área verde localizada ao final da Rua Olintho Baptistella, no Jardim Porungal. 

 

Caminhada Ecológica 

A Prefeitura de Porto Feliz, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, realizou na manhã do último domingo, dia 08 de junho, um dos mais importantes eventos da semana, a Caminhada Ecológica.  Aproximadamente 500 pessoas participaram do passeio. A atividade foi realizada em torno da Avenida Dr. Antonio Pires de Almeida (Dr. Antoninho), em um circuito total de mais de cinco quilômetros, percorridos em 1 hora.
A abertura do evento contou com uma revoada de 1.000 balões biodegradáveis contendo sementes de árvores nativas: ipê, peroba entre outras. Também foi realizada a distribuição de água, frutas, camisetas, e o sorteio de bicicletas. A Diretoria de Meio Ambiente lembra que o córrego Pinheirinho possui uma Área de Preservação Permanente (APP) – baseado no Código Florestal – que pode ser contemplada durante o passeio.
O prefeito Levi Rodrigues Vieira (PSD), fez questão de parabenizar todos os envolvidos no evento. “Quero parabenizar a todos que participaram da caminhada, isso é prova da contribuição de vocês para uma cidade melhor. E quero cumprimentar a todos os funcionários do Meio Ambiente por mais esse maravilhoso evento”, disse Levi.
Participaram do evento o prefeito Levi Rodrigues Vieira, acompanhado da primeira dama do município, Isabel de Fátima Fernandes, o secretário de Desenvolvimento, Michel Alberto Zangerônimo, o diretor de Meio Ambiente, Alessandro de Jesus dos Santos, o vereador Rodrigo Peixoto, a Diretora de Desenvolvimento Social, Maria Lúcia Nunes, o Secretário Chefe de Gabinete, Cláudio dos Santos (Marola), além de outros vereadores, e vice prefeito da administração municipal. Também estiveram presentes os Grupos Ecológico Bandeirantes, Desbravadores de Porto e Grupo Alpha. A caminhada contou com apoio de funcionários da Guarda Civil Municipal, Trânsito, Esportes e Diretoria de Meio Ambiente.

  • Rádio Porto

    Alternativo