2ª Via do Carnê do IPTU Online

Secretaria de Educação desenvolve curso para funcionários da rede municipal

Aconteceu no dia 29 de setembro no Agnella Buffet, curso voltado para os professores de Educação Infantil, auxiliares de Educação Infantil, diretores e coordenadores.

A palestrante, Regina Shudo, foi convidada para explanar sobre a qualidade social das instituições de creche e educação infantil e a formação continuada dos professores e educadores.

Regina é pedagoga e pós-graduada em metodologia de ensino pela Universidade Estadual de Maringá, com experiência na área educacional há mais de 29 anos. Foi professora, coordenadora e diretora de instituições de ensino e docente em universidades. Atualmente dedica-se ao trabalho de consultoria para redes de ensino, atua como palestrante em congressos nacionais e internacionais e produz livros didáticos e de literatura na área da Educação Infantil e Alfabetização.

Os funcionários da rede municipal de ensino de Porto Feliz participaram do debate que abrangeu dentro do tema principal: - Indicadores de qualidade na Educação Infantil; - A importância da Educação Infantil; - A Formação Continuada dos Educadores e Professores, desafios e conquistas; - As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

A palestrante abordou os seguintes tópicos para discorrer sobre o tema principal: Orientar os educadores sobre importância do brincar na infância; Apresentar as principais teorias sobre a importância do brincar para as crianças de 0 a 6 anos; Como desenvolver e explorar o brincar com e por meio das linguagens; Apresentar as possibilidades pedagógicas do brincar na sala de aula; Explorar e ampliar o universo das brincadeiras com os educadores - O jogo e as brincadeiras tradicionais; Orientar sobre a organização das práticas educativas por meio do brincar; Apresentar situações de práticas educativas para explorar a linguagem oral; Orientar o trabalho de início da alfabetização na educação infantil, visando a aproximação da linguagem escrita; Apresentar os objetivos dos eixos Linguagem Matemática e Arte; Explorar as possibilidades educativas com os dois eixos; Explorar o ensino da matemática na educação infantil, superando a ideia do trabalho somente com números e quantidades; A avaliação na educação infantil; Refletir sobre o olhar ampliado dos educadores com a função de intervir pedagogicamente; Refletir sobre a prática da avaliação processual com finalidade pedagógica; Instrumentos de avaliação.

O curso é parte do planejamento de capacitação contínua desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo da Prefeitura de Porto Feliz.

A secretária de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, Kátia Bíscaro Rocha, participou e comentou sobre a importância da capacitação. “O município investe na capacitação para que cada vez mais os alunos possam ter um ensino de qualidade”.

  • Rádio Porto

    Alternativo