2ª Via do Carnê do IPTU Online

Semana da Consciência Negra termina com Festa do Samba

A Semana da Consciência Negra de Porto Feliz termina neste domingo, 23, comemorando o Dia Municipal do Samba.

A partir das 14h, a Comunidade do Samba, na rua José Laturrague, na Vila América, recebe vários convidados para a Festa do Samba.

As atrações são: Wladimir Rosa, Preto do Bandolim, Samba Bom de Bola, Samba da Ladeira, Família Pereira, Salada Samba Rock, Veruska e Choro das 3.

A Semana começou na terça, 18, com a sessão solene de abertura da Semana Municipal da Consciência Negra, na Câmara Municipal.

A palestrante, Vera Lucia Lopes, falou sobre a lei 10.639 - Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.

O Prefeito Levi Rodrigues Vieira destacou a comemoração. “É o momento oportuno, para a uma só voz, homenagearmos a todos que carregam em seus corações os ideais de trabalho, de liberdade, igualdade, solidariedade e justiça, acreditando que vamos construir um Brasil de direitos e oportunidades iguais”, disse.

Foram homenageadas algumas das personalidades negras de Porto Feliz: Afonso Celsun Arruda (destaque esportivo), Carlos Roberto de Matos (destaque social), Paulo Henrique Coelho de Oliveira (destaque cultural), Roselene Maria de Souza dos Santos (destaque político), Sidnei Dias (destaque religoso), Suzana Carvalho Celestino (destaque educacional).

Também foi apresentado trecho da peça “Monções – Paixão e fé, faca amolada”, exibida durante da Semana das Monções.

 

Outros destaques

Na quarta, 19, na praça da Igreja de São Benedito, houve a exibição da peça teatral “Identidade”, do grupo Ao Vivo, de Juiz de Fora (MG).

Logo após, foi celebrada Missa Afro, com o Padre Omar dos Reis (Paróquia Santa Teresinha), com participação do coral Dignidade de Cor.

Na quinta, 20, na Casa da Cultura “Dona Narcisa Stettener Pires”, aconteceu a Noite da Mulher Negra com palestras e oficina da Beleza.

O economista Antônio Roberto Cruz falou sobre Empreendedorismo Afrodescendente - Seguimento histórico evolução. Depois, a enfermeira Mayara Stetner falou sobre a Saúde da Mulher Negra.

A Semana da Consciência Negra foi uma realização da Prefeitura de Porto Feliz por meio da Diretoria de Cultura, Esportes e Turismo. A semana enfocou o espaço conquistado pelo negro na sociedade, com o tema “Lançar, crescer para viver!”.

  • Rádio Porto

    Alternativo