Alunos do teatro concluem curso de dois anos

Aconteceu nesta quarta-feira, 17, a cerimônia de entrega de certificados de conclusão do curso de teatro da Estação Cultural “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado”.

De acordo com as professoras Rosana Fátima Moraes e Laioan Perret dos Santos, o curso é o ponto de partida para a criação de uma futura escola de teatro que poderá funcionar no espaço cultural.

O projeto começou em 2013, com o objetivo de oferecer formação artística a crianças, jovens e adultos, qualificando-os no campo teatral, com todo o suporte técnico e preparando-os para uma profissionalização.

O curso teve duração de quatro semestres. A cada módulo, os alunos tiveram contato com um conteúdo teórico e atividades práticas correspondentes ao assunto estudado.

No primeiro semestre, foi utilizado o tema tragédia grega. No segundo, o assunto foi improvisação e comédia e, no terceiro, o tema estudado foi o teatro elisabetano, através do dramaturgo William Shakespeare.

No quarto módulo, os alunos estudaram o teatro contemporâneo e o teatro no Brasil. Através do estudo sobre a época da censura durante a ditadura, desenvolveu-se uma performance teatral sobre os 50 anos do Golpe Militar de 1964. O público presente assistiu durante a cerimônia o resultado do trabalho.

Também como trabalho de fim de curso, foi apresentada a peça “O Sorriso do Palhaço”. A encenação foi desenvolvida em parceria com a Academia Spartacus, a convite da coreógrafa Danusa Cernichiaro. A montagem teatral foi de Claudimir Causin e Rosana Moraes.

No elenco, Giulia Gonsalves (Alice), Messias Turino (palhaço Risadinha), Rosana Moraes (Bambolina), Ana Laura Pompeu e Silva (Maria). Com participação da coreógrafa e bailarina Danusa Cernichiaro. A produção cenográfica ficou a cargo de Claudimir Causin e Nilson Teruel. Na sonoplastia, Heitor Mainardes.

Logo após as apresentações, foram entregues os certificados aos formandos Giulia Gonsalves Anastacio, Lucimara Batista da Silva, Milena Maria dos Santos, Renata Lopes Vedolin e Zenilda Pereira de Araujo. Para a entrega, além das professoras Rosana Moraes e Laioan Perret, participou a professora Martha Maldonado.

A Estação Cultural “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado” integra um dos espaços da Prefeitura de Porto Feliz dedicados à cultura e fica na rua Othoni Joaquim de Souza, s/nº, no centro da cidade.

  • Vídeos

    Invista em Porto Feliz

    Rádio Porto

    Alternativo