Mais de 900 alunos prestigiam terceira edição da Semana de Incentivo à Leitura

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, mais de 900 alunos compareceram ao projeto Parque Biblioteca durante a terceira edição da Semana de Incentivo à Leitura, realizada na última semana em Porto Feliz.

A abertura do evento aconteceu na tarde da segunda-feira, 24, no Parque das Monções, com o pré-lançamento do livro “O Pássaro”, da autora porto-felicense Samanta Holtz, de 24 anos. O romance será publicado oficialmente em janeiro de 2012 pela editora Novo Século. O evento teve a participação do CEIM “Professor Pedro José Moreau”, da EMEI “Professora Maria Odete” e do colégio Porto dos Bandeirantes.

Durante toda a semana, os estudantes e a população em geral tiveram acesso aos livros disponibilizados pela Prefeitura em tendas montadas no Parque das Monções. O objetivo do projeto foi incentivar o hábito da leitura em ambientes agradáveis e colaborar com a formação de novos leitores. Este foi o segundo ano consecutivo que o projeto Parque Biblioteca foi desenvolvido.

O diretor de Educação, Carlos Alberto Pereira de Campos, compareceu à abertura e parabenizou à equipe realizadora do evento. “É sempre uma grande honra realizar mais uma Semana da Leitura em Porto Feliz. Quero especialmente agradecer a toda a equipe da Diretoria de Educação pelo esforço e desprendimento para organizar nossas atividades”, disse. “Cada vez que nós observamos o despertar desse interesse pelos livros, nós nos realizamos ainda mais como profissionais da educação, como professores”, considerou Campos.

Laurentino Gomes

Na quinta-feira, 27, o jornalista e escritor Laurentino Gomes – autor dos best-sellers “1808” e “1822” – esteve no Espaço Cultural “Olair Coan”, onde ministrou uma palestra para profissionais da rede municipal de ensino. Durante a palestra, Gomes explicou em que suas obras foram baseadas e proporcionou um debate sobre os assuntos tratados nas publicações.

O escritor também fez a entrega de livros de sua autoria para as bibliotecas das escolas de Porto Feliz e realizou uma noite de autógrafos ao público presente. 

Leitura, jogos e passatempos

Na sexta-feira, 28, na Estação das Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado”, aconteceu o lançamento da revista customizada com jogos e passatempos sobre a história e os atrativos turísticos de Porto Feliz, voltada especialmente para o público infantil. A publicação foi desenvolvida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes em parceria com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, e será distribuída em toda a rede de ensino.

O vice-prefeito e secretário da pasta, Júlio César Bronze (PT), destacou a importância da publicação. “Com essa revista, as crianças poderão se exercitar, se divertir e conhecer um pouco mais sobre a nossa cidade e a nossa história de forma lúdica e prazerosa. Os professores também podem utilizá-la de diversas formas na sala de aula. Será uma ferramenta muito útil de aprendizado”, resumiu Bronze.

Prêmios

Na mesma noite, foi realizada a entrega do prêmio “Pedro José Moreau de Educação 2011”, que homenageia os profissionais de destaque da Educação em Porto Feliz. Os premiados foram o funcionário Alex de Matos Carriel e a professora Kátia Aparecida Bíscaro Rocha.

Semana da Leitura

A Semana de Incentivo à Leitura foi instituída pela lei municipal 4.609. Ela acontece anualmente na semana coincidente ao Dia Municipal do Livro, em 29 de outubro. Ambas as leis foram criadas pelo prefeito Cláudio Maffei (PT) em 2008. O prefeito justificou a criação do evento. “A leitura é um prazer muito construtivo. Quando lemos um livro, temos a oportunidade de viajar e de engrandecer de forma prazerosa o nosso conhecimento. A Semana de Incentivo à Leitura serve para mostrar o prazer em ler, principalmente para nossas crianças”, afirma Maffei.

Para o vice-prefeito e secretário de Educação, a Semana da Leitura vem se mostrando mais completa a cada ano. “É um belo projeto cultural e de incentivo ao conhecimento que Porto Feliz projetou e que vem crescendo a cada ano. Nós vislumbramos que ela seja conhecida regionalmente e, inclusive, nacionalmente. Tenho certeza que esse projeto crescerá muito e nos dará ainda mais orgulho em trabalhar com a educação”, disse Bronze.

  • Vídeos

    Invista em Porto Feliz

    Rádio Porto

    Alternativo