Campanha de cadastramento de órgãos e doação de sangue coletou mais de 70 bolsas

Aconteceu na quarta-feira, 9, a campanha de doação de sangue e cadastramento de doadores de órgãos, realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com o Rotary Club de Porto Feliz.

A sede do Rotary, próxima à antiga Casa da Criança, recebeu a estrutura do Hemonúcleo de Sorocaba para coletar as bolsas.

De acordo com a Secretaria de Saúde foram registradas 73 doações de sangue, 53 cartões de doadores de órgãos e, na oportunidade, 20 cadastros de doadores de medula.

As pessoas que não puderam doar na quarta-feira, podem procurar pelo Hemonúcleo de Sorocaba. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (15) 3332-9122/ 3332-9466.

 

Recomendações

Segundo a Secretaria de Saúde, para ser doador é preciso seguir alguns critérios. O doador deve ter entre 18 e 60 anos de idade, estar com boa saúde e pesar mais de 50 quilos.           Não pode ser doador quem já teve Hepatite após os 10 anos de idade; apresenta alguma das doenças transmissíveis pelo sangue (hepatites B e C, AIDS - vírus HIV -, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas); faz uso de drogas ilícitas injetáveis, que estejam grávidas e já teve Malária.

O intervalo de doação para homens é de 60 dias e para mulheres é de 90 dias.

  • Rádio Porto

    Alternativo