Prefeitura realiza reuniões semanais de Combate ao Tabagismo

Em grupos de 10 a 16 membros, os fumantes participam de reuniões semanais no ESF Dr. Antonio Pires de Almeida (Jd Excelsior) para discutir a dependência ao tabaco e receber orientações sobre o modo de largar o vício. Durante o tratamento, podem ser usados os adesivos antitabaco ou, ainda, medicamentos, como Bupim. Todo o processo é acompanhado por médicos e profissionais de saúde. 

O programa já deu resultado. Na Unidade de Saúde da Popular, seis pessoas deixaram o vício do fumo. Estas pessoas já estão na etapa que se reúnem mensalmente, ou seja: já está há bastante tempo sem fumar. 

Um dos casos mais emblemáticos do sucesso da iniciativa é o do seu Aparecido das Neves, que parou de fumar após participar das reuniões. Ele tem 75 anos,  61 dos quais com o vício do tabaco. 

Na ocasião, a representante da EMS Medicamentos de Sorocaba, Adriana Brun, trouxe amostras grátis do medicamento Bupim (remédio anti-tabagismo) para as pessoas que fazem parte do grupo.

Foi apresentado também, um vídeo mostrando os malefícios que o cigarro faz em nosso organismo e os benefícios, quando a pessoa para de fumar. Interessados devem procurar A Secretaria de Saúde do município. 3262-38-37 ou, procure a Unidade Básica de Saúde do seu Bairro.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. O cigarro é prejudicial ao meio ambiente, à ecologia e aos seres humanos. As estatísticas demonstram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro. Outro dado alarmante: 90% dos casos de câncer do pulmão têm correlação com o tabagismo. A cada dez segundos um fumante morre no mundo. Em média, fumar diminui em cerca de 8 anos a vida de uma pessoa.

  • Vídeos

    Invista em Porto Feliz

    Rádio Porto

    Alternativo