Pelo segundo ano, Iluminatal Sustentável faz decoração especial com materiais reciclados na Praça da Matriz

A Prefeitura de Porto Feliz, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, apresenta a segunda edição do Iluminatal Sustentável. Através desse projeto, a Praça Dr. José Sacramento e Silva (Matriz) recebeu decoração especial para o Natal e será palco de diversas atrações culturais entre os dias 27 de novembro e 30 de dezembro.

Os atrativos principais da decoração são 47 peças produzidas com garrafas plásticas. São anjos, renas, trenó, bonecos de neve, estrelas, sinos, uma árvore de natal com 12 metros de altura e outros símbolos que representam a época, além da transformação do coreto na “casa sustentável do Papai Noel”. Todas as peças foram produzidas com arames galvanizados e garrafas pet. No total, foram utilizadas, aproximadamente, 3 mil garrafas. As peças foram produzidas pela artista plástica Valéria Figueiredo, o artesão José Maria da Veiga, além da participação de 25 ex-moradores de rua, internos da Associação Christã de Assistência Plena (ACAP).

“Este evento só foi possível graças a mais esta parceria de sucesso entre a Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz e a Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, que tem a missão de equilibrar o desenvolvimento econômico com o respeito ao meio ambiente e integração com a comunidade por meio de projetos sociais”, explica o secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior.

De acordo com o secretário, os ex-moradores de rua fazem parte do plano de trabalho que a ACAP vem desenvolvendo. “São pessoas que precisavam apenas de oportunidade, que lhes foi dada através do processo de ressocialização que a ACAP realiza com sucesso em Porto Feliz”, completa. Além das técnicas de artesanato, os ex-moradores de rua farão a apresentação de um coral natalino na abertura do evento. “Essas maravilhosas pessoas que antes eram excluídas e causavam incomodo à sociedade, hoje fazem parte do grupo responsável por promover alegria e diversão a toda à cidade nessa época tão importante que é o natal" disse o secretário.

Para arrecadar as garrafas plásticas, as Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável e de Educação, Cultura e Esportes, em parceria com a ACEPFZ e a Cooperativa Monções promoveram uma gincana entre as escolas da rede pública e privada. Em dois meses, a gincana já retirou do meio ambiente mais de 30 mil garrafas pet. A gincana segue até o próximo dia 30 e a escola vencedora ganhará uma excursão para um parque de diversões.

Durante o mês de dezembro, estão programadas diversas apresentações musicais. Parte da programação cultural já foi definida. Outras atrações serão incluídas ao evento e divulgadas posteriormente pela Coordenadoria de Turismo. O Posto de Informações Turísticas (PIT) terá horário de funcionamento estendido durante o Iluminatal: até às 22h. A Praça da Matriz também conta com praça de alimentação no período. 




Informações: Diretoria de Desenvolvimento Econômico Sustentável - (15) 3262-3023

  • Vídeos

    Invista em Porto Feliz

    Rádio Porto

    Alternativo