2ª Via do Carnê do IPTU Online

Público já pode conferir decoração especial e atrações culturais na Praça da Matriz

A população porto-felicense e os visitantes já podem prestigiar a decoração natalina especialmente montada na Praça Dr. José Sacramento e Silva – Matriz, no Centro, através do projeto Iluminatal Sustentável, realizado pela Prefeitura de Porto Feliz em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (Acepfz). A Praça da Matriz também é palco de diversas atrações culturais durante todo o mês de dezembro.

A cerimônia de abertura do evento estava prevista para o último domingo, 27. Em razão das fortes chuvas do final de semana, a solenidade foi adiada para a noite desta sexta-feira, 2, a partir das 20h. "Em razão das chuvas de domingo, adiamos apenas o cerimonial de abertura do Iluminatal 2011, mas nossas atrações já podem ser visitadas diariamente. Também continuamos com as apresentações no palco cultural”, disse o secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior, que faz o convite à população: “Convidamos a todos para prestigiarem esse evento maravilhoso, feito especialmente para as famílias”.

Para o secretário, além de se tornar uma atração turística com cunho ambiental, o evento também ajuda a fomentar o comércio na cidade neste final de ano. “A expectativa da Prefeitura é que, assim como no ano passado, a presença de tantas  pessoas tenha reflexo direto no aumento das vendas do comércio local", afirma. O Posto de Informações Turísticas (PIT) também terá horário de funcionamento estendido durante o Iluminatal: até às 22h.

Parte da programação cultural já foi definida. Outras atrações serão incluídas ao evento e divulgadas posteriormente pela Coordenadoria de Turismo.

 

Decoração

Através do Iluminatal Sustentável, a Praça da Matriz recebeu decoração especial para o Natal. Os atrativos principais são 47 peças produzidas com garrafas plásticas, que também receberam iluminação especial. São anjos, renas, trenó, bonecos de neve, estrelas, sinos, enfeites natalinos, uma árvore de natal com 12 metros de altura e outros símbolos que representam a época. Todas as peças foram produzidas com arame galvanizado e garrafas Pet. No total, aproximadamente 3 mil garrafas plásticas foram utilizadas. O coreto também foi transformado na “Casa Sustentável do Papai Noel”. A estrutura montada na Praça da Matriz conta ainda com praça de alimentação.

As peças foram produzidas pela artista plástica Valéria Figueiredo, o artesão José Maria da Veiga, além da participação de 25 ex-moradores de rua, internos da Associação Christã de Assistência Plena (Acap), responsável pela instalação do Centro de Triagem e Casa de Passagem em Porto Feliz.

As ruas principais do Centro também estão sendo decoradas com iluminação especial, preparadas pela Associação Comercial e Empresarial. “Este evento só foi possível graças a mais esta parceria de sucesso entre a Associação Comercial e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável. Temos a missão de equilibrar o desenvolvimento econômico com o respeito ao meio ambiente e integração com a comunidade por meio de projetos sociais”, explica Esquerdo.

 

Ressocialização 

De acordo com o secretário, os ex-moradores de rua fazem parte do plano de trabalho que a Acap vem desenvolvendo. “São pessoas que precisavam apenas de oportunidade, que lhes foi dada através do processo de ressocialização que a Acap realiza com sucesso em Porto Feliz”, completa.

Além das técnicas de artesanato, os ex-moradores de rua farão a apresentação de um coral natalino durante o evento. “Essas pessoas que antes eram excluídas e causavam incomodo à sociedade hoje fazem parte do grupo responsável por promover alegria e diversão a toda cidade nessa época tão importante que é o Natal", afirma Esquerdo.

 

Gincana ambiental

Para arrecadar as garrafas plásticas, as Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável e a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, em parceria com a Acepfz e a Cooperativa Monções de Coleta Seletiva promoveram uma gincana entre as escolas da rede pública e privada, que reuniu milhares de alunos. Em dois meses, a gincana já retirou do meio ambiente mais de 30 mil garrafas Pet.

A gincana terminou na última quarta-feira, 30. A escola vencedora ganhará uma excursão para um parque de diversões. As garrafas plásticas não utilizadas na decoração foram encaminha para a Cooperativa Monções, que gera renda aos cooperados através do trabalho de reciclagem.

 

 

Iluminatal Sustentável 2011 – Programação

*Sujeita a alterações

Dia

Horário 

Atração 

Quinta-feira, 1

19h

Coral "Vozes do Silêncio" - EMEF "Professora Luíza Carvalho Pires"

Sexta-feira, 2

19h

Cerimônia de abertura e fanfarra da EMEF "Professor Antônio de Pádua Martins de Mello"

Sábado, 3

20h

Grupo Lúdico de Violões da Escola Municipal de Música “Romário Antônio Barbosa” - Cantos Natalinos e Músicas Populares

Domingo, 4

20h

Banda Tua Face

Segunda-feira, 5

19h

Apresentação musical da EMEF "Professor Domingos de Marco"

Terça-feira, 6

19h

Teatro "Cantigas" e "Adeus Fadas e Bruxas", da EMEF "Vereador Carlos Roberto de Oliveira"

Quarta-feira, 7

19h

Teatro "Nasceu o Menino Jesus", da EMEF "Professora Vilma Fernandes Antônio"

Quinta-feira, 8

19h

Coral da EMEF "Professora Maria Aparecida Fernandes Leite"

Sexta-feira, 9

19h

Apresentação da cantata do Projeto AABB Comunidade

Sábado, 10

9h
20h

Sorteio escolar da gincana do Iluminatal Sustentável 2011
Orquestra Sonorum

Quinta-feira, 15

19h

Apresentação de dança – Professora Alessandra Moreau

Sexta-feira, 16

19h

Coral Jovem da Igreja Presbiteriana Independente de Porto Feliz

Segunda-feira, 19

20h

Orquestra Monções da Escola Municipal de Música “Romário Antônio Barbosa” - Cantos Natalinos e Musicas Populares

Quarta-feira, 21

20h
21h30

Coral Cantare

“Missão Jericó” - Coreografia da Igreja Evangélica de Pinheiros

Quinta-feira, 22

20h

“Nova Criatura” – Igreja Evangélica de Pinheiros

  • Rádio Porto

    Alternativo