Editais de Licitação
2ª Via do Carnê do IPTU Online

Prefeitura divulga campanha de destinação do Imposto de Renda ao Fumcad de Porto Feliz

Nesta semana, representantes da Prefeitura de Porto Feliz, ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, visitam escritórios de contabilidade e contadores do município para divulgar a campanha de destinação de do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad) de Porto Feliz.

A divulgação aos escritórios e contadores foi feita pela agente de desenvolvimento Helinês Moreira e pelo coordenador de Proteção Básica, Omar Demétrios Antonio, que entregaram materiais sobre a campanha, explicaram detalhes sobre o procedimento de destinação de parte do Imposto de Renda devido ao Fumcad e como os contadores podem orientar seus clientes, além de esclarecerem dúvidas.

A campanha deste ano foi lançada no último dia 4 de novembro pelo secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior, durante a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esquerdo explica "O valor do imposto de renda é apurado pela Receita Federal e seu pagamento é obrigação dos contribuintes, seja pessoa física ou jurídica e independe de querer destinar a uma ou outra entidade. Quando não se destina às entidades, esse dinheiro vai aos cofres do Governo Federal, que redistribui por todo o Brasil”, resume Esquerdo.

“Com o Fumcad, temos a oportunidade de destinar parte do IR às entidades sociais que trabalham com crianças e adolescentes em Porto Feliz. Ou seja, parte do dinheiro do imposto de renda que o contribuinte tem obrigatoriamente que pagar seguirá para as entidades que desempenham importante papel social do município. Essa também é uma forma de concentrar esses recursos na cidade”, prossegue o secretário. Em Porto Feliz, o valor arrecadado é direcionado a entidades como Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Casa da Criança, Projeto Crer Ser, Associação Monte Carmelo, Instituto Sonorum, entre outras.

“Nossa expectativa é que as pessoas físicas e também jurídicas possam se engajar nessa campanha. As empresas são as que mais pagam imposto e por esse motivo tem uma grande oportunidade de investir em responsabilidade social e contribuir para o desenvolvimento da cidade através das nossas entidades", finaliza.

Informações detalhadas sobre os prazos e procedimentos para colaborar com a iniciativa estão disponíveis no link do Fumcad na página inicial da site da Prefeitura de Porto Feliz ou na seção "Criança e Adolescente". Outras informações na Diretoria de Desenvolvimento Social pelo telefone (15) 3262-3023.

 

Fumcad

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é autorizado pela Lei Municipal no. 3.832/2000 e foi criado com o objetivo de ajudar crianças e jovens de Porto Feliz em situação de risco. Por meio de destinação de parte do Imposto de Renda, o Fumcad capta recursos que só podem ser aplicados em ações e programas sociais que beneficiem a esse público.

  • Rádio Porto

    Alternativo