Secretaria de Saúde informa sobre a vacinação de febre amarela no município

Porto Feliz, 09 de Fevereiro de 2018

                 

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, esclarece:

 

 

Após autorização concedida pela Secretaria do Estado de Saúde (SES), no dia 06 de fevereiro, Porto Feliz e outros 19 municípios da Regional de Saúde de Sorocaba devem ampliar a vacinação contra febre amarela para a população em geral, com exceção das pessoas que não podem tomar a vacina ou com restrições que precisam ser avaliadas. Em Porto Feliz a vacinação  teve inicio na ultima quinta-feira  (08). A  vacinação da febre amarela nesses municípios, ocorre com dose fracionada para a maioria da população, sendo dose completa somente para crianças de 9 meses a 2 anos e para pessoas que viajarão para o exterior.

 

O fracionamento corresponde à aplicação de um quinto da dose integral da vacina. Dessa forma, um frasco com dez doses da vacina padrão pode imunizar até 50 pessoas. As seringas são especiais para a dosagem fracionada, são menores e conseguem aplicar doses de 0,1 ml com sistema de segurança. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose padrão da vacina contra a febre amarela protege uma pessoa por toda a vida, enquanto a fracionada dura por pelo menos oito anos, sendo recomendado o reforço após esse período.

Para se vacinar, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde relacionada abaixo, e levar consigo o documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação.

 

Contraindicações:

 

  • Crianças menores de 6 meses de idade.
  • Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza.
  • Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave; Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores).
  • Pacientes submetidos a transplante de órgãos;
  • Pacientes com imunodeficiência primária;
  • Pacientes com neoplasia;
  • Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica);
  • Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras).
  • Gestantes;
  • Mães que estão amamentando;

 

Confira os Postos de vacinação:

 

UBSF Jd Vante : de Segunda à Sexta-Feira, das 13h às 16h  23 senhas diárias;

 

UBSF Popular: Às Terças e Quintas das 10h às 14h, 50 senhas  e Sextas-Feiras (a partir de 23/02) das 10h às 14h, 100 senhas.

 

UBS Bambu: Às Segundas, Terças e Quartas-Feiras, das 10h às 14h, 50 senhas e às Quintas e Sextas-Feiras( a partir de 01/03) 50 senhas.

 

UBSF Vila América: Às Segundas, Terças e Sextas-Feiras, das 9h às 13h, 25 senhas.

 

UBSF Progresso: Às Segundas e Sextas-Feiras, das 08h às 13h, 50 senhas.

 

UBSF Centro: Às Terças e Sextas-Feiras, das 9h às 12h, 50 senhas.

 

De janeiro até o momento foram feitas 2050 doses da vacina. A Secretaria de Saúde informa ainda que, a meta é atingir 95% da população, de acordo com a estimativa da Secretaria Estadual de Saúde. A população deverá procurar as unidades relacionadas para receberem a vacina, conforme estabelecido.

Haverá estratégia de vacinação no sábado dia 24/02/2018, nessas unidades de saúde, e dia 03/03/2018 na zona rural do município.

  • Vídeos

    Invista em Porto Feliz

    Rádio Porto

    Alternativo