Prefeitura dobra vagas em creche da Vila Progresso após ampliação da unidade

No último sábado, 17, a Prefeitura de Porto Feliz reinaugurou o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) “Chapeuzinho Vermelho”, na Vila Progresso. A creche foi totalmente reformada, ganhou novas salas e atenderá a um número maior de crianças já partir do próximo ano. De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a capacidade de alunos da unidade chegará a dobrar: de 50 para 100 crianças.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diretores e funcionários da rede municipal de Educação, crianças atendidas pela creche e familiares. Em discurso, o prefeito Cláudio Maffei (PT) falou sobre o aumento no número de vagas na Educação Infantil desde o início da administração, em 2005. “Quando nós iniciamos nosso governo, tínhamos vaga para 400 alunos. Hoje, já temos quase 1.300 alunos em creches. Ainda precisamos e iremos aumentar esse número”, disse o prefeito. “Já estamos em processo de licitação para construir uma nova creche na Vila Manduquinha, através do PAC 2. Também pretendemos aumentar outras unidades e buscar verbas para a construção de novas creches”, lembrou.

O prefeito também citou que a última creche construída em Porto Feliz antes do atual governo foi a creche “Professor Pedro José Moreau”, no bairro Porungal, em 1998. “Na nossa administração, voltamos a construir e ampliar Centros de Educação Infantil”, comentou Cláudio Maffei. No Jardim Santa Rosa, foi construído o CEIM “Professora Evanilde Aparecida de Camargo Maceió” e no Jardim Excelsior, o CEIM “Professora Vera Cortez de Camargo Sotilo”. Para atender a demanda, também foi implantada uma creche na Casa da Criança. Foram reformados e ampliados ainda os CEIMs “Francisco de Pádua Nahum”, no Centro, “Professora Nair Coli de Moraes”, no Jardim Vante, “Professora Violeta Arruda Mello Brusco”, na Vila Angélica, entre outras obras. “Muitas vezes, temos que buscar verbas fora do município para cumprir nossas metas, através de emendas com o Estado e a Federação. As empresas também colaboram com Porto Feliz. Graças a Deus, estamos conseguindo muitas verbas para nossa cidade”, disse o prefeito.

 

Reforma completa

O CEIM da Vila Progresso passou por reforma completa. Todos os ambientes foram ampliados, como a cozinha, o refeitório, os banheiros, a sala de direção e a lavanderia. Foram construídos novos espaços: sanitário adaptado para portadores de deficiências físicas e mais salas de aula. Todo sistema hidráulico e elétrico do imóvel foi trocado. A unidade também recebeu novo paisagismo. Na cerimônia de reabertura da “Chapeuzinho Vermelho”, o público acompanhou um vídeo que apresentava imagens da creche antes e depois da obra e a transformação dos espaços.

“É com muito prazer que entregamos esse Centro de Educação Infantil totalmente reformulado. Não se trata apenas de uma reforma, ele foi completamente transformado”, resumiu o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura e Esportes, Júlio César Bronze (PT). “Este novo espaço vai acolher mais crianças, com maior conforto e higiene, além de atender a um número maior de alunos. Nossa capacidade antes da obra era de 50 crianças. Agora, podemos até mesmo dobrar esse número”, calculou Bronze. “Estamos dando resposta a uma cobrança da população, que é a vaga na creche. Não é nenhum ato de heroísmo, estamos apenas cumprindo nosso dever na administração pública”, finalizou.

O CEIM “Chapeuzinho Vermelho” foi criado em outubro de 1976 na gestão do prefeito Benedito José Diana, sob a denominação de “Parque Infantil Vila Progresso”. Atualmente, tem capacidade para atender de 75 a 100 crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. No local, trabalham 26 servidores públicos, entre professores, auxiliares, merendeiras, serviços gerais, administrativo e gestores. A reforma e a ampliação do local foram realizadas com recursos da própria Prefeitura.

No período em que a unidade esteve em obras, as crianças continuaram a ser atendidas em um imóvel alugado pela Prefeitura na Rua Adolfo Ferrari, nº 60, no Jardim Santa Elisa.

A solenidade de reinauguração da creche contou com a apresentação de alunos da Escola Municipal de Música “Romário Antonio Barbosa” e do coral formado por alunos do CEIM “Chapeuzinho Vermelho”. Também estiveram presentes o representante da empresa Capital Humano (empresa contratada pela Prefeitura para executar serviços de manutenção nas unidades de ensino), Francisco Alberto Pires Mancuso; o presidente da Câmara Municipal, Roberto Brandão Rodrigues (PT); vereadores, secretários e diretores municipais, além de funcionários ligados à Educação.

 

Creche nas férias

Desde 2006, através de uma iniciativa inédita na cidade, a Prefeitura de Porto Feliz passou a manter as creches funcionando durante os 12 meses do ano, inclusive no período de férias escolares. “No início da nossa administração em Porto Feliz, já implantamos o funcionamento dos Centros de Educação Infantil mesmo no período de recesso e de férias. Nossas crianças continuam a ter seu atendimento, com boa alimentação, cuidados com a higiene, segurança e atividades recreativas. Assim, os pais podem trabalhar com total tranquilidade”, comentou o vice-prefeito.

São oito CEIMs funcionando de segunda a sexta-feira, em período integral, das 6h30 às 17h30: CEIM Casa da Criança (Centro), Chapeuzinho Vermelho (Vila Progresso), Professora Evanilde Aparecida de Camargo Maceió (Jardim Santa Rosa), Francisco de Pádua Nahum (Centro), Professora Nair Coli de Moraes (Jardim Vante), Professor Pedro José Moreau (Jardim Porungal), Professora Vera Cortez de Camargo Sotilo (Jardim Excelsior) e Professora Violeta de Arruda Mello Brusco (Vila Angélica). Além dessas unidades, as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) Juvenal de Campos (Jardim Vante) e Nair Antunes de Almeida (Jardim Excelsior) também possuem salas que continuam em funcionamento integral durante as férias.

  • Vídeos

    Invista em Porto Feliz

    Rádio Porto

    Alternativo