Editais de Licitação
2ª Via do Carnê do IPTU Online

Programa intensifica coleta de óleo usado em Porto Feliz

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, deu início no dia 1º de fevereiro ao “Programa Eco-Óleo”, que realiza a coleta de óleo usado. Em parceria com a Secretaria de Saúde, Cooperativa Monções de Coleta Seletiva e a empresa JD Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda., o programa visa evitar impactos ambientais. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, para cada litro de óleo vegetal saturado, quanto despejado pelos ralos, contamina cerca de 1 milhão de litros de água e isso equivale ao consumo de uma pessoa durante 14 anos.

O recolhimento é feito pela Cooperativa Monções nos pontos de coleta, que são todos os Postos de Saúde e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. O cidadão também pode levar diretamente na Cooperativa. Todo o óleo arrecadado é vendido para a empresa JD, que transforma o óleo em biodiesel. A venda do material para a empresa gera renda para 14 associados. Mais informações pelo telefone (15) 3262-1284.

O secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior fala sobre mais o projeto ambiental implementado pela Prefeitura e seus parceiros. “Promovemos educação ambiental por meio de diversas atividades e fomentamos ações como palestras, oficinas, implantação da Cooperativa de Coleta Seletiva, concursos para arrecadação de garrafas PET, decorações de natal sustentáveis, dentre outras. Porém o efetivo resultado somente é atingido através da iniciativa e participação de cada pessoa, que tem sua responsabilidade de separar o material reciclado, economizar água e também guardar o óleo usado para a correta destinação”, afirma Esquerdo.

  • Rádio Porto

    Alternativo