2ª Via do Carnê do IPTU Online

Carnaval de rua de Porto Feliz reúne 45 mil pessoas em quatro dias de festa

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, o Carnaval 2012 de Porto Feliz, organizado pela Prefeitura Municipal, reuniu aproximadamente 45 mil pessoas (público rotativo) durante os quatro dias de festa, incluindo os desfiles de rua, shows e matinês.

Os desfiles percorreram as ruas centrais da cidade, seguindo da Praça Lauro Maurino até a Praça Dr. José Sacramento e Silva (Matriz). Três escolas de samba e nove blocos desfilam em Porto Feliz, incluindo o retorno da velha guarda da Mocidade Independente. 

Em todas as noites, após os desfiles, a Prefeitura realizou o “Carna Porto Feliz”, na Praça da Matriz. O público pode se divertir até mais tarde ao som da Banda Xis e do DJ Schumacher. E especialmente para as crianças, quatro matinês foram realizadas na Praça 13 de Maio, no Jardim Excelsior.

Para o secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior, a reação do público aos desfiles mostrou que o Carnaval 2012 superou as expectativas. “Conseguimos retratar a essência do verdadeiro carnaval do interior, como era nossa intenção. Tivemos muitos blocos compostos por amigos, famílias inteiras se divertiram com segurança durante todo o percurso. O público que pode prestigiar as apresentações e participar das escolas de samba, que também estiveram compostas por crianças, adultos e pelo público da melhor idade. Foram desfiles muito belos, diversificados e de qualidade”, afirma.

O secretário também comenta sobre o potencial turístico que Porto Feliz mostrou durante a festa. “Temos registros no Posto de Informações Turísticas da presença de visitantes de diversas cidades da região, que vieram especialmente para participar do Carnaval em Porto Feliz. São pessoas que buscam alegria, diversão, segurança e principalmente a proximidade com os componentes das escolas e blocos. Tudo isso resulta no verdadeiro carnaval do interior”, conclui Esquerdo.

 

Segurança

Nas ruas centrais, o circuito do desfile das escolas e blocos foi monitorado por câmeras de segurança, sendo nove fixas e duas câmeras speedy dome (360º). O monitoramento das imagens foi feito pela Guarda Civil Municipal e Polícia Militar em uma base instalada no escritório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Para acessar o perímetro dos desfiles de rua e do trio elétrico, foram disponibilizados oito pontos para entrada do público, todos com revista por detector de metais.

O Carnaval em Porto Feliz não registrou ocorrências graves. Foram registradas pequenas ocorrências de brigas, apreensão de entorpecentes e de 150 sprays de espuma. “Para manter a segurança dos nossos foliões, foi fundamental o vídeo-monitoramento instalado na região central, assim como a participação da GCM, PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária, Coordenadoria de Sistema Viário e dos orientadores de público contratados para reforçar a segurança”, detalha Esquerdo.

 

Saúde

A Secretaria de Saúde também marcou presença no Carnaval. Além de disponibilizar ambulância e equipe de saúde para atendimentos médicos, o setor também distribuiu 20 mil preservativos e intensificou a divulgação da campanha “Se Rolas, Use Camisinha”, conscientizando os foliões sobre o sexo-seguro.

  • Rádio Porto

    Alternativo