Prefeitura de Porto Feliz inicia construção da creche da Vila Manduquinha

A Secretaria de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura de Porto Feliz deu início à construção da creche da Vila Manduquinha.

O terreno que abrigará o novo Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM), localizado no cruzamento entre a Avenida José Giuli Batista e Joaquim S. Sobrinho, já passou por limpeza e terraplanagem, realizadas pela Prefeitura. A empresa Impacto Gouveia, vencedora da licitação, já entrou no canteiro de obras para iniciar os trabalhos. A construtora gabaritou o terreno e fez a instalação do almoxarifado e contêiner para abrigar os equipamentos. Nesta semana, começaram as obras de fundação do prédio.

A nova creche terá 564 metros quadrados, será totalmente adaptada para portadores de necessidades especiais e contará com seis salas de aula, banheiros, cozinha, refeitório, pátio, despensa, lavanderia, lactário, almoxarifado, sala de professores e sala de administração.

O investimento será de mais de R$ 613.943,35 mil, sendo R$ 600 mil provenientes do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal.

            O prefeito Cláudio Maffei (PT) lembra que a obra é uma das propostas apresentadas durante as eleições de 2008. “Com a construção da creche da Vila Manduquinha, que é um pedido dos moradores daquela região, estamos reforçando a seriedade do nosso governo em cumprir o projeto que apresentamos à população”, afirmou o prefeito, que está acompanhando de perto o andamento das obras.

 

Reforma

            No final do ano passado, a Prefeitura reinaugurou CEIM “Chapeuzinho Vermelho”, na Vila Progresso. A creche foi completamente reformada, ampliada e aumentou o número de vagas. Todos os ambientes foram ampliados, como a cozinha, o refeitório, os banheiros, a sala de direção e a lavanderia. Foram construídos novos espaços: sanitário adaptado para portadores de deficiências físicas e mais salas de aula. Todo sistema hidráulico e elétrico do imóvel foi trocado. A unidade também recebeu novo paisagismo. De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, após a obra, a capacidade de alunos da unidade chegou a dobrar: de 50 para 100 crianças.

 

Mais escolas

A última creche construída em Porto Feliz antes do Governo Maffei foi a creche “Professor Pedro José Moreau”, no bairro Porungal, em 1998. “Na nossa administração, voltamos a construir e ampliar Centros de Educação Infantil”, comentou o prefeito.

No Jardim Santa Rosa, foi construído o CEIM “Professora Evanilde Aparecida de Camargo Maceió” e no Jardim Excelsior, o CEIM “Professora Vera Cortez de Camargo Sotilo”. Para atender a demanda, também foi implantada uma creche na Casa da Criança. Foram reformados e ampliados ainda os CEIMs “Francisco de Pádua Nahum”, no Centro, “Professora Nair Coli de Moraes”, no Jardim Vante, “Professora Violeta Arruda Mello Brusco”, na Vila Angélica, entre outras obras.

 

Mais vagas

Maffei também falou sobre o aumento no número de vagas na Educação Infantil desde o início da administração, em 2005. “Quando nós iniciamos nosso governo, tínhamos vaga para 400 alunos. Hoje, já temos quase 1.300 alunos em creches. Ainda precisamos e iremos aumentar esse número. Para isso, estamos trabalhando na construção de mais uma unidade na Vila Manduquinha”, finalizou o prefeito.

  • Vídeos

    Invista em Porto Feliz

    Rádio Porto

    Alternativo