2ª Via do Carnê do IPTU Online
Editais de Licitação

Inaugurado na última sexta, CRAS do Jardim Excelsior atenderá a 750 famílias

Na última sexta, 2 de março, a Prefeitura de Porto Feliz, inaugurou mais uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), desta vez no Jardim Excelsior, que atenderá inicialmente a 750 famílias. A cerimônia de inauguração reuniu autoridades municipais e moradores do bairro.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, o CRAS será destinado à prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção básica. A comunidade terá acesso a oficinas de geração de renda, projetos educacionais voltados para crianças e adolescentes do bairro, assistência social, cadastramentos e recadastramentos em programas como Bolsa Família, Viva Leite, Cesta Básica, Pró Jovem, Renda Cidadã, entre outros serviços. “A melhor maneira de desenvolver a política social em um município é descentralizando a assistência. O CRAS é um exemplo dessa prática, em que os serviços são levados diretamente para os bairros. Esta unidade não apenas a conquista de um governo, é a conquista de uma cidade”, afirmou o prefeito Cláudio Maffei (PT) durante a solenidade.

A nova unidade fica na Rua Professora Aurora Machado Guimarães, nº 38, em prédio cedido pela Sociedade de Amigos de Bairro (SABs). Uma equipe especializada, formado por coordenador, psicóloga e assistente social (além de um profissional de serviços gerais e um estagiário) atenderá aos moradores dos bairros Jardim Excelsior, Vila Martelli, Jardim Martelli, Residencial Água Branca, Rolando Giuli, Benedito José Diana, São Marcos, Belo Alto e Santa Elisa.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura e Esportes, Júlio César Bronze (PT) falou sobre a importância do trabalho da equipe do CRAS. “Agora, com a instalação do CRAS, avançaremos ainda mais na questão social. Certamente a população vai usufruir muito desse espaço. Por isso, é muito importante a destreza, a sabedoria, a competência e o amor dos servidores que estarão aqui trabalhando com os munícipes”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior, lembrou que a criação do CRAS é uma proposta apresentada no plano de governo do prefeito Cláudio Maffei. “Mais uma vez, estamos cumprindo o que propomos. Esta proposta está registrada, o povo recebeu este plano de governo e esperava por isso”, disse Esquerdo.

“Para realizar esse projeto, a Prefeitura fez a sua parte sozinha. Pretendemos fazer parcerias com o poder Estadual e Federal para fazer os repasses e levarmos benefícios à comunidade”, comentou também o secretário. O investimento para a implementação do espaço é 100% da Prefeitura de Porto Feliz.

A inauguração do CRAS contou também com a presença da secretária de Saúde, Claudia Meirelles; do diretor de Desenvolvimento Social, Sérgio Murilo Lopes; do diretor de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Moisés de Oliveira; do comandante da Guarda Civil Municipal, José Rodrigues Neto; do presidente da Câmara Municipal, Roberto Brandão Rodrigues (PT) e dos vereadores Urias de Oliveira (PT),

Ednilson de Jesus Macedo (PSB) e Armando Ambrósio (DEM), entre outros convidados.

 

CRAS e CREAS

Já existe uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social no Jardim Vante (Rua Sírio Previtali, s/nº), que atende a aproximadamente 1.000 famílias, de acordo com a Diretoria de Desenvolvimento Social.

No ano passado, a Prefeitura de Porto Feliz também implantou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), um espaço público de proteção especial voltado para pessoas e famílias em situação de risco social grave. A unidade é resultado da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável e o Governo Federal e atende crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, abusos e exploração sexual; adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas; mulheres vítimas de violência física ou psicológica, entre outros públicos. O CREAS fica na Rua Barão do Rio Branco, n° 138, no Centro.

  • Rádio Porto

    Alternativo