2ª Via do Carnê do IPTU Online

SAAE participa da entrega do Plano Municipal de Saneamento

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Porto Feliz participou da solenidade de entrega dos Planos Municipais de Saneamento para as cidades da Bacia Hidrográfica do Sorocaba e Médio Tietê e também do Plano Integrado Regional de Saneamento, que aconteceu em Sorocaba no último dia 6 de março. Os documentos foram entregues pelo superintendente do SAAE, Rodnei Bergamo, ao Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni.

De acordo com a autarquia, a Lei Federal de Saneamento nº 11.445 de 2007 exige que cada município elabore o seu plano local de saneamento e que o Estado integre as iniciativas por região. Esses planos devem contemplar diagnósticos com análise, propostas e definições das necessidades de investimentos para a universalização do acesso aos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais.

O plano referente à cidade de Porto Feliz foi elaborado pela empresa de consultoria Engecorps – Corpo de Engenheiro Consultores S.A., contratada pela Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, e teve acompanhamento de um grupo executivo local (equipe técnica designada pelo município), formada pelo diretor técnico do SAAE, Marcos Vinícius de Souza Damy, pelo coordenador operacional da autarquia, Marcelo Luiz Flauzino, pelo diretor de Obras Públicas, Lucas Aparecido Rodrigues, pelo diretor de Manutenção e Transporte, Laércio José Pilon, e pela diretora de Urbanismo, Isabel Battisti.

O Plano Municipal de Saneamento para as cidades da Bacia Hidrográfica do Sorocaba e Médio Tietê e também do Plano Integrado Regional de Saneamento são instrumentos de planejamento, sustentabilidade na prestação de serviços, viabilização de recursos financeiros e, sobretudo, para a segurança hídrica do município. As cidades que não tiverem seus planos devidamente entregues terão problemas na liberação de recursos federais e estaduais na área de saneamento básico.

  • Rádio Porto

    Alternativo