2ª Via do Carnê do IPTU Online
Editais de Licitação

Semana das Águas: ações para conscientização ambiental atingem centenas de crianças em Porto Feliz

Na última semana, Porto Feliz comemorou a Semana das Águas 2012 com uma série de atividades desenvolvidas pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável. As ações foram concentradas na conscientização, educação ambiental e preservação dos recursos hídricos, principalmente do Ribeirão Avecuia – símbolo da campanha deste ano.

Um dos principais eventos foi o teatro temático com revoada de balões, que aconteceu na Praça Dr. José Sacramento e Silva (Matriz) e reuniu aproximadamente 500 crianças. Os estudantes acompanharam a apresentação do grupo teatral ecológico Borboleta Violeta e lançaram ao ar balões biodegradáveis contendo sementes de árvores nativas. “Essas sementes, em contato com o solo, vão germinar e se transformar em belas árvores daqui alguns anos”, lembrou o secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior. “A preservação do meio ambiente depende da conscientização, principalmente das nossas crianças. Por isso, o evento foi enriquecido pela presença de alunos e professores”, lembrou.

O Centro de Educação Ambiental (CEA) recebeu as Oficinas de Educação Ambiental. Foram realizados sete encontros com aproximadamente 400 crianças. Cada uma delas construiu um “terrário” – peça que simula o ciclo da água no planeta. Para a confecção do artesanato, foram utilizadas garrafas plásticas, preenchidas com uma porção de pedra, carvão, terra, semente de girassol e água.

Também foram realizadas oficinas de Artesanato Sustentável com materiais oriundos da mata do Ribeirão Avecuia. Nessas oficinas, foram produzidos chaveiros e bijuterias com sementes e folhas desidratadas coletadas por funcionários do Viveiro Municipal.

O Dia Mundial das Águas, comemorado no último dia 22, foi marcado pela premiação de 43 alunos da rede municipal, estadual e particular do município no Concurso de Redação e Pintura, no Espaço Cultural “Olair Coan”. Receberam certificado 28 alunos no Concurso de Redação e outros 15 alunos do Concurso de Pintura, que teve como tema “Descobrindo o mundo através da água”.

Outra ação importante foi o mutirão para plantio de mudas na Agrovila Caic. De acordo com a Diretoria de Meio Ambiente, 160 crianças plantaram 1.000 árvores no local, entre elas espécies como Paineira, Aroeira Pimenteira, Vassoura Vermelha, Cedro, entre outras.

A Semana das Águas ainda contou com apresentação musicais na Praça da Matriz, torneio de futsal e missa. Neste ano, a realização do evento contou com apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e Rotaty Clube de Porto Feliz, além do patrocínio da Constal, Caixa, General Water e Portojet.

  • Rádio Porto

    Alternativo