Editais de Licitação
2ª Via do Carnê do IPTU Online

Secretaria de Saúde de Porto Feliz inicia campanha de vacinação contra gripe

Começa no sábado, dia 5 de maio, a 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Porto Feliz, a campanha será realizada em todas as unidades de Saúde. Neste ano, assim como em 2011, além dos idosos a partir de 60 anos de idade, serão vacinadas crianças – de seis meses a dois anos de idade –, gestantes e indígenas.

A campanha segue até o dia 25 de maio. No sábado, dia 5, primeiro dia da campanha, todas as unidades estarão abertas, das 8h às 17h.


Sobre a vacina

            A ampliação do público da campanha foi definida pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da influenza.

            As complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos - idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis. Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação.

            Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1).


Câncer Bucal

            No mesmo período, entre 5 e 25 de maio, haverá a campanha de prevenção do câncer bucal em todas as unidades de saúde do município. No sábado, 5, haverá plantão das equipes da campanha de vacinação e dentista para a campanha do câncer bucal.

  • Rádio Porto

    Alternativo