Prefeitura inaugura segunda “Academia da Cidade”, desta vez no bairro Água Branca

Na última terça-feira, dia 1º de Maio – feriado do Dia do Trabalhador –a Prefeitura de Porto Feliz fez a entrega da segunda “Academia da Cidade”, desta vez no bairro Água Branca. Por meio da parceria com a empresa Bregnoli Imóveis, a Secretaria de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação revitalizou a Praça São Pedro e fez a instalação de diversos aparelhos para incentivar a prática de atividades físicas e cuidados com a saúde para a população em geral.

Para comemorar a entrega, a Prefeitura organizou uma caminhada partindo da Praça São João Batista com destino à Praça São Pedro, onde foi realizada a cerimônia de inauguração da academia. O prefeito Cláudio Maffei (PT) discursou durante a solenidade. “O Dia do Trabalhador é um dia de luta, não apenas de festa. É um dia que alguns trabalhadores deixaram suas famílias e morreram pela causa da classe trabalhista. Em 1886, os trabalhadores dos Estados Unidos lutavam por 8h de trabalho, 8h de descanso e 8h de lazer. E por isso que o dia de hoje é tão importante. Estamos nos dedicando para garantir mais lazer para a população, para que nossos trabalhadores tenham o direito de se exercitar, passar momentos bons com a família e descansar”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito e Secretário de Educação, Cultura e Esportes, Júlio César Bronze (PT) comentou sobre a importância de firmar parcerias com a iniciativa privada para viabilizar espaços como a Academia da Cidade. “A parceria com a Bregnoli Imóveis tornou possível a entrega de mais esse aparelho público que embeleza, valoriza e eleva a auto-estima do bairro. Este local, além de divertir, também é um espaço onde vocês poderão ganhar mais saúde. Quanto mais praticarmos esportes, menos iremos precisar de postos de saúde ou de medicamentos. É a chamada saúde preventiva. Pratiquem bastante esporte, utilizem muito esse equipamento e nos ajudem a conservar este espaço”, disse Bronze.

A cerimônia contou com a apresentação da orquestra do Instituto Sonorum e show da dupla Diego & Leandro, além de tendas oferecendo diversos serviços de utilidade pública à comunidade. Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, Roberto Brandão Rodrigues (PT), os vereadores Urias de Oliveira (PT), Andréa Matos (PT), Marco Antonio Campos Vieira (PT), Fernando César de Miranda (PR), o secretário de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação, Sandro Marcelo Belo, o secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior, além de diretores da administração municipal.

A Prefeitura já havia inaugurado uma academia ao ar livre no mês de abril, na Praça Pastor Moisés Sabino de Faria, no bairro Cidade Jardim, construída com o apoio do Instituto de Saúde e Meio Ambiente – Isama.

 

Equipamentos

A Academia da Cidade oferece equipamentos esportivos como simulador de caminhada, simulador de cavalgada, esqui, surf, multi-exercitador (com flexor e extensor de pernas, supinos, etc), alongador, aparelhos de rotação e pressão de pernas e remada. Cada aparelho possui determinados benefícios para o desenvolvimento corporal, como, por exemplo, o aumento da flexibilidade, mobilidade e agilidade, fortalecimento da musculatura, melhorias na função cardiorespiratória, entre outros.

A Praça São Pedro recebeu outras obras de infraestrutura como construção de calçadas, concretagem do espaço destinado à academia, instalação de bancos e paisagismo.

  • Rádio Porto

    Alternativo