Editais de Licitação
2ª Via do Carnê do IPTU Online

Atividades da Semana do Meio Ambiente reúnem milhares de pessoas em Porto Feliz

Entre os dias 31 de maio e 6 de junho, a Prefeitura de Porto Feliz, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, realizou a Semana do Meio Ambiente 2012, que neste ano leva o tema “Porto Feliz: quebrando recordes a favor da natureza”. Milhares de pessoas participaram das atividades. Confira abaixo.

Ciclo Verde
A programação começou na quinta-feira com a Sessão Solene e o Lançamento do Concurso Ciclo Verde 2012, através de uma iniciativa da empresa Lanxess em parceria com a Prefeitura Municipal. O objetivo é disseminar a conscientização ambiental na comunidade. A iniciativa é voltada para escolas, ONGs, associações de bairro e pessoas que tenham interesse em questões ambientais.
Cada participante pode inscrever no máximo três projetos, propondo ações que possam ser desenvolvidas em Porto Feliz nas áreas da reciclagem, água, educação ambiental, biodiversidade, recursos alternativos de energia, entre outros. O valor máximo de cada projeto proposto pode ser de R$ 10 mil.
As inscrições foram abertas no dia 1º de junho e seguem até 1º de outubro. É necessário preencher um formulário de inscrição, que pode ser retirado na Diretoria de Meio Ambiente ou no site da Lanxess (www.lanxess.com.br). Também é necessário enviar uma descrição do projeto, que deve conter também o nome da iniciativa e do responsável, local onde será executado, os benefícios previstos ao meio ambiente, fornecedores para a realização do projeto e plano de custos. Os vencedores serão anunciados no 4º trimestre deste ano.

Medalha Ecológica
Na sexta feira, dia 1, no Cemex, aconteceu a entrega da Medalha Ecológica 2012, que homenageia empresas, pessoas físicas, ONGs e órgãos públicos que se destacaram na preservação ambiental. As medalhas foram entregues a Metalúrgica Schadek, Guerini Planejamentos, Secretaria de Educação, Esportes e Cultura, Escola Maria Aparecida Fernandes Leite, Marcio Franco dos Santos, Rodrigo Finott, Ezequiel Pedro Luciano e Geraldo Rocco.
O secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior, falou sobre o significado da entrega das medalhas ecológicas. “Agrada-me muito saber que a sociedade porto-felicense está incorporando ações ambientais, inclusive as empresas. A Medalha Ecológica de alguma maneira contribui com o meio ambiente, faz com que possamos nos desenvolver nesse aspecto”, explicou o secretário.
O prefeito Cláudio Maffei (PT) fez questão de parabenizar todos os envolvidos no evento. “Quero parabenizar a todos que receberam a medalha, isso é prova da contribuição de vocês para um mundo melhor. E quero cumprimentar a todos os funcionários do Meio Ambiente por mais essa maravilhosa homenagem, que é a entrega das medalhas ecológicas e por essa bela Semana do Meio Ambiente”, disse Maffei.

Exposição de Orquídeas
Dando continuidade a Semana do Meio Ambiente, na sexta-feira, dia 1, também aconteceu a abertura da 2ª Exposição Nacional de Orquídeas, no Cemex, que repetiu o sucesso dos anos anteriores. “A exposição de orquídeas vem abrilhantar ainda mais o evento”, enalteceu Esquerdo. A 2ª Exposição Nacional de Orquídeas contou com mudas de mais de 150 cidades participantes e ainda de plantas internacionais, como da Colômbia. Houve venda e premiação de orquídeas, além de uma pequena praça de alimentação. Nos dias de visitação, sábado e domingo, mais de 4.700 pessoas passaram pela exposição.

Plantio Ceci
No sábado, 2 de junho, 180 mudas de ipê branco foram plantadas ao longo da avenida Dr. Antonio Pires de Almeida pelo projeto Ceci (Crescer, Educar e Cultivar na Infância) como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. Cerca de 30 famílias participaram da colocação das mudas no trecho entre a Rotatória Élcio Correa de Moraes e o Terminal Rodoviário.
Nesta edição do projeto, a Prefeitura comemorou a plantação da muda de número 100 mil, número registrado durante todo o governo em que o prefeito Maffei esteve à frente.
De acordo com a diretoria de Meio Ambiente, as mudas que já haviam sido plantadas no mesmo local pelo projeto Ceci em 2011 foram substituídas devido ao vandalismo. O setor responsável dará o tratamento necessário às mudas que foram retiradas para que possam ser replantadas em outro local.
O Ceci, criado em 2007 pela Prefeitura de Porto Feliz por meio da Secretaria de Saúde, prevê o plantio de uma árvore a cada criança que nasce no município e tem como objetivo diminuir a mortalidade infantil. O acompanhamento médico das gestantes e das crianças também faz parte do projeto.

Caminhada Ecológica
Um dos mais importantes eventos da SMA foi a Caminhada Ecológica. Aproximadamente 1.500 pessoas participaram do passeio na manhã do último domingo, dia 3 de junho. A atividade foi realizada em torno da Avenida Dr. Antonio Pires de Almeida (Dr. Antoninho), em um circuito total de mais de 5 quilômetros, percorridos em 1 hora.
A abertura do evento contou com uma revoada de 1.000 balões biodegradáveis contendo sementes de árvores nativas: ipê amarelo, ipê branco, ipê rosa e ipê roxo de sete folhas. Também foi realizada a distribuição de frutas, camisetas, squeezes e o sorteio de bicicletas e bolas. A Diretoria de Meio Ambiente lembra que o córrego Pinheirinho possui uma Área de Preservação Permanente (APP) – baseado no Código Florestal – que pode ser contemplada durante o passeio.
Participaram do evento o prefeito Cláudio Maffei, acompanhado da primeira-dama do município, Patrícia Rosa Maffei, o secretário de Desenvolvimento, João Carlos Esquerdo Junior, o diretor de Meio Ambiente, Paulo Bassul, além de outros secretários e diretores da administração municipal, vereadores e empresários. Também estiveram presentes o Grupo Ecológico Bandeirantes, Grupo Alpha, Grupo Desbravadores e funcionários da empresa Cooper. A caminhada contou com apoio da Coordenadoria de Esportes.

Tendas do Saber e Show 100% Sustentável
Na segunda, 4, foi a vez do Show Interativo 100% Sustentável reunir centenas de crianças nas Tendas do Saber, instaladas na Praça Dr. José Sacramento e Silva (Matriz). Diversas escolas participaram das apresentações da banda “CO2ZERO”, que realizou uma pedalada musical. Durante o show, o público participa pedalando em bicicletas adaptadas a geradores que produzem a energia elétrica necessária para o funcionamento dos equipamentos de som e luzes.
O projeto Tendas do Saber – que reforça o compromisso da Prefeitura na educação ambiental das crianças – também ofereceu aos visitantes estandes abordando temas como “O que a nossa mata tem?” (Instituto Refloresta), “Posse Responsável de Animais” (Centro de Zoonoses), “Descarte Tecnológico” (Reciclick), Reciclagem (Cooperativa Monções de Coleta Seletiva), “Ecopontos de Porto Feliz” (Diretoria de Meio Ambiente), “Animais Peçonhentos” (Instituto Butatan), entre outros.

Adiamentos
Em virtude das fortes chuvas que atingiram Porto Feliz na última terça-feira, 5, dois eventos precisaram ser adiados: o passeio de barco (chalana) pelo Rio Tietê e o teatro temático. De acordo com os organizadores do evento, as atrações deverão ser realizadas ainda no mês de junho, em datas que serão definidas e divulgadas em breve.

  • Rádio Porto

    Alternativo