Editais de Licitação
2ª Via do Carnê do IPTU Online

SAAE adquire novo equipamento para verificar hidrômetros

Para complementar o acervo tecnológico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Porto Feliz e aperfeiçoar os serviços prestados à população, a autarquia adquiriu recentemente uma banca para aferição de hidrômetros de até 10m³/h, que permitirá maior fidedignidade nas medições.

Esse equipamento permitirá vários tipos de verificações em hidrômetros novos e usados, como a elaboração de laudos para consumidores com diferenças na média de consumo, realização de pesquisas de perdas nas medições feitas por hidrômetros já com considerável tempo de uso, possibilitará ainda exatidão nas inspeções de recebimento de hidrômetros novos, e ensaios de conformidade de medição para diferentes modelos, conforme normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML).

Para instalação desta bancada de alta complexidade, foi construído o novo laboratório de hidrometria do SAAE, realizando o desejo de muitos anos da autarquia, em ter um laboratório de metrologia comparado aos de algumas grandes empresas do setor.

Para colocar em prática a sua funcionalidade, o SAAE recebeu no último dia 14 de agosto, uma equipe do Inmetro, para verificar as instalações da bancada, sua operacionalização e então, atestar sua capacidade de funcionamento segundo normas vigentes.

O Inmetro é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

O superintendente do SAAE, Rodnei Bérgamo, fala sobre a aquisição da banca para aferição. “Hoje podemos considerar que o SAAE deu um passo à frente, disponibilizando mais essa segurança à população portofelicense quanto aos seus serviços, disse.

  • Rádio Porto

    Alternativo