Programa de Qualificação de Gestores moderniza administração escolar em Porto Feliz

Formação é parte do amplo processo de melhoria da educação implantado na rede municipal de ensino e já resulta em bons resultados na gestão das escolas 

 

A qualificação dos Gestores Educacionais das escolas da rede municipal é uma das metas da Prefeitura de Porto Feliz, que encara a necessidade de formação do gestor (com competência profissional e sensibilidade para uma prática eficiente e democrática) como um dos passos fundamentais no processo de melhoria da educação no município.

Por isso, desde o início de 2011, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Porto Feliz está oferecendo o “Programa de Qualificação de Gestores da Educação”, desenvolvido em parceria com a Planeta Educação, empresa especializada em soluções educacionais inovadoras.

Neste segundo semestre, os participantes estão iniciando um novo módulo, chamado Excelência, com carga horária de 50 horas, sendo 14 horas à distância. Até novembro, serão nove encontros presenciais, de 4 horas cada, que acontecem quinzenalmente, às terças-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na EMEF Domingos de Marco.

Vários temas serão trabalhados, como: Excelência, Estratégia, Administração Estratégica, Diagnóstico Estratégico, Planejamento Estratégico, entre outros. O objetivo deste módulo é apresentar conceitos, estratégias e ferramentas de gestão estratégica e planejamento, de forma a direcionar o trabalho do gestor na consecução de seus objetivos. O Programa envolve 60 gestores de todas as escolas da rede municipal de Porto Feliz. São diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, além de funcionários da Diretoria de Educação.

Ao longo da formação, as atitudes dos gestores são analisadas e debatidas através de diversas temáticas. A pedagoga da Diretoria de Educação, Eliza Rafaine, elogia o programa. “O aprendizado foi crescente e a cada encontro fomos somando conhecimento, resultando numa visão ampla e coesa de teorias e atividades incentivadoras que deram subsídios fortes para o trabalho comprometido e solidário”, diz.

O Vice-prefeito e Secretário de Educação, Cultura e Esportes, Julio Cesar Bronze, fala sobre a importância do programa. “O gestor educacional desempenha múltiplas funções e atende a diversas demandas, que dependem de sua ação gerencial. Sendo assim, esse programa é muito importante porque apresenta procedimentos e técnicas fundamentais para que o gestor possa adquirir competências e habilidades que lhe permitam exercer forte liderança e adotar medidas que levem à construção de uma escola efetiva, participativa, com base em uma cultura de sucesso, criada e gerenciada no interior da própria escola”, afirma.


Visitas

Além das aulas presenciais, os gestores que participam do Programa de Qualificação recebem a visita de consultores especializados em suas escolas, como forma de acompanhamento do trabalho. O objetivo principal das visitas, que são realizadas periodicamente nas escolas de Porto Feliz, é dar suporte ao gestor na aplicação dos aprendizados adquiridos ao longo do processo de formação, resultando assim em melhores práticas em beneficio de sua instituição.

  • Rádio Porto

    Alternativo