2ª Via do Carnê do IPTU Online

Prefeitura de Porto Feliz e Lanxess anunciam vencedores do projeto ambiental “Ciclo Verde”

A Prefeitura de Porto Feliz e a empresa Lanxess anunciaram os vencedores do projeto ambiental “Ciclo Verde”, na quinta-feira, 22 de novembro. Quatro projetos foram escolhidos e receberão, no total, R$ 40 mil para serem colocados em prática.

O “Ciclo Verde” é um concurso ambiental realizado pela segunda vez em Porto Feliz e foi lançado no último mês de maio, durante a Semana Municipal do Meio Ambiente. A iniciativa é voltada para escolas, ONGs, associações de bairro e pessoas com interesse em desenvolver iniciativas ambientais no município nas áreas da reciclagem, economia de água, educação ambiental, biodiversidade, recursos alternativos de energia, entre outros.

Um júri formado por representantes da Lanxess, Prefeitura e convidados da imprensa local escolheu as melhores propostas. Foram analisados critérios como o impacto ambiental positivo que a proposta pode gerar na comunidade, o número de pessoas beneficiadas, a infraestrutura já disponível para execução do projeto, o efeito educacional e a possibilidade de manutenção e replicação do projeto na sociedade. Todos os projetos inscritos foram contemplados com um certificado de participação.

A Prefeitura de Porto Feliz – parceira da Lanxess na realização do “Ciclo Verde” – participou do concurso através da divulgação da iniciativa para toda a comunidade e também no acompanhamento das propostas apresentadas.

O prefeito Cláudio Maffei (PT) participou da cerimônia anúncio dos vencedores e aproveitou a oportunidade para destacar algumas ações ambientais que foram implementadas em Porto Feliz nos últimos anos. “Estou chegando ao final do meu segundo mandato com a consciência muito tranquila na questão ambiental. Plantamos 100 mil árvores, construímos a Estação de Tratamento de Esgoto, melhoramos muito o nosso setor de Zoonoses e implementamos muitas outras ações. E hoje fico muito feliz em ver tantos bons projetos de pessoas realmente comprometidas com o nosso planeta. Espero que o Ciclo Verde continue a ser realizado nos próximos anos”, disse Maffei.

O secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior, elogiou a iniciativa do projeto. “O Ciclo Verde é um projeto grandioso da Lanxess, uma empresa química que tem uma preocupação ambiental extremamente importante. As questões ambientais, que no passado eram esquecidas, hoje estão inseridas no DNA da nossa cidade e também de empresas como a Lanxess, que serve de exemplo para toda a sociedade. É uma grande honra termos essa parceria”, afirmou.

O gerente da Lanxess em Porto Feliz, Robert Madersdorfer, também acompanhou a premiação. “No centro de toda e qualquer atividade estão as pessoas. E o Ciclo Verde é a materialização disso. Estamos reconhecendo ótimas ideias, que farão a diferença nas comunidades onde serão implementadas”, destacou. Também participaram do evento o vereador Urias de Oliveira (PT) e a coordenadora de Apoio ao Sistema Educacional, Juliana Moura Gutierrez.

Os projetos vencedores do Ciclo Verde 2012 serão colocados em prática no próximo ano. Confira:

 

1º Lugar - RECICLA PORTO
Cooperativa de Coleta Seletiva Monções de Porto Feliz

Projeto visa realizar a coleta seletiva de óleo de cozinha no município

 

2º Lugar - ESCOLA SUSTENTÁVEL NÃO É CONVERSA, É ATITUDE
Escola Municipal Vereador Carlos Roberto de Oliveira

Projeto tem o objetivo de realizar uma série de ações no colégio para torná-lo mais sustentável

 

3º Lugar - GREEN LIFE
Escola Municipal Professora Maria Aparecida Fernandes Leite

Projeto prevê a conscientização e utilização racional da água por meio de um Jardim Sensorial

 

4º Lugar - ADORÁVEL MUNDO NOVO
Valéria Lopes de Figueiredo

Projeto visa promover a sustentabilidade por meio do reaproveitamento de banners para a produção de sacolas retornáveis

  • Rádio Porto

    Alternativo