2ª Via do Carnê do IPTU Online

Zoonoses de Porto Feliz faz campanha de conscientização e castração de animais

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) desenvolve políticas em várias frentes, para evitar o abandono e doenças transmitidas por animais. As ações são: adoção, incentivo à posse responsável e esterilização de animais gratuita.

Segundo o coordenador da campanha Carlos Alberto Rodrigues, a campanha de conscientização vem fundamentada na lei de abandono e maus tratos respaldado pelo art. 32, da Lei 9.605/98 (crimes ambientais), a mesma vem beneficiar a prevenção de maus tratos e abandono de animais.

O CCZ de Porto Feliz tem estimativa que em 2009 eram 10 mil cães e cerca de 3 mil gatos. Desse total, aproximadamente 20% estão nas ruas, sem supervisão. Sendo assim, o trabalho de conscientização tem que ser realizado o ano inteiro, como destaca o coordenador do CCZ, Carlos Alberto Rodrigues. “Nós faremos palestras em escolas, treinamento dos agentes de zoonoses para orientar a população sobre o que é a posse responsável, distribuímos panfletos explicativos sobre a responsabilidade de se ter um animal de estimação e, ainda, receberemos visitas agendadas de estudantes durante todo o ano. Nosso trabalho não pode parar”, explica.

Outra medida tomada pelo CCZ para diminuir o abandono de animais é a castração. No mês de fevereiro de 2013 foram castrados, entre cães e gatos, 139 animais. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses promove também a doação de animais de rua.

Antes de serem adotados, os cães e gatos passam por uma avaliação clínica, fazem exame, são vacinados, vermifugados e passam por cirurgia de esterilização. Os animais também recebem identificação. As esterilizações são feitas no CCZ. A capacidade de cirurgias é, em média, de sete cirurgias/dia.

Para adotar um animal recolhido pelo CCZ, o interessado deve comparecer à unidade (rua João Avancini, 480, Chácara Bazzo). Os interessados podem ligar para 3262-2798.

  • Rádio Porto

    Alternativo