2ª Via do Carnê do IPTU Online

Santa Casa abre novos leitos e inaugura novos espaços

Na sexta-feira, dia 26 de abril, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Feliz inaugurou a nova Clínica Médica, ampliando o espaço de internação em mais 15 leitos.

A área foi toda reformada, tornando-se mais arejada e confortável para a assistência hospitalar.

Também foi inaugurada a Sala de Ultrassonografia que ocupa um ponto estratégico próximo ao RX e ao pré-parto.

Foi inaugurado ainda o Centro Integrado de Reabilitação. A partir de agora, a fisioterapia e a ortopedia ficarão juntas, proporcionando uma dinâmica melhor no atendimento dos pacientes.

O Secretário de Saúde, Antonio Cassio Habice Prado, que a ala de internação clínica foi construída no Governo de Erval Steiner e abandonada pela Administração passada. “Ela foi desativada em 2006, prejudicando os pacientes e tornou esse hospital irrelevante, com 35 leitos SUS, quando a Organização Mundial da Saúde preconiza um leito para cada 200, 300 habitantes”, comentou.

“Os doentes de clínica, na época e até agora, começaram a esperar vagas durante dias nos quartos minúsculos e insalubres do pronto-socorro, que já foram reformados, inclusive. Um crime com as famílias que agora será sanado”, completou.

O secretário agradeceu o empenho do prefeito Levi Rodrigues Vieira e da Câmara Municipal em ajudar a Santa Casa. “Não tenho dúvidas, se o prefeito e a Câmara de vereadores, não aprovassem o auxílio emergencial nos meses de fevereiro, março e abril, este hospital estaria fechado, como muitas outras Santas Casas”, disse.

Ele também ressaltou o trabalho em equipe dos funcionários da Saúde. “Uma saudável transformação já está ocorrendo aqui com médicos, equipes de enfermagem, e funcionários e, todos, compartilhando dos meus sonhos por um hospital de nível e de excelência que a cidade merece e, desta vez, vamos conseguir rapidamente. Eu não tenho mais idade para esperar muito mais”, sentenciou.

O médico comemorou ainda os resultados obtidos nestes primeiros meses. “As equipes contratadas de cirurgia, ortopedia, ginecologia, urologia, anestesia, agora com condições de trabalho, carro de anestesia, arco cirúrgico, instrumentais novos já produziram mais de 50 cirurgias, o dobro de todo o ano passado, em três meses. Vamos acabar com a empurroterapia e ambulancioterapia ao hospital regional de Sorocaba”, comemorou.

“Mutirão de ultrassom foi realizado. Alcançamos cerca de 400 exames e já acabou com a demanda de espera de meses na Saúde”, prosseguiu. “O PS já está atendendo um absurdo de 300 a 400 pessoas por dia. Muitas dessas procuras são devido às reformas que estão ocorrendo nos postos de Saúde e algumas falhas no PSF que serão resolvidas”, declarou.

O secretário Cassio Prado elogiou ainda o trabalho voluntariado do grupo São Damião e o empenho dos profissionais da Saúde.

De acordo com o presidente da Câmara, Claudio dos Santos – Marola, a Administração está no caminho certo para melhora a Saúde no município. “Tenho certeza Dr. Cassio que o senhor previa uma coisa feia, mas o senhor encontrou uma coisa muito mais feia ainda do que o senhor esperava”, disse. “A gente tem respeito por nossa população. Eu acho que a gente tem de ter respeito e amor pelas pessoas que moram aqui em nossa cidade e cuidar bem, como está sendo cuidado. A gente percebe de conversar com os pacientes”, falou.

Sobre o agradecimento do secretário aos vereadores na aprovação de subvenção ao hospital, Marola comentou: “Agradeço a nossa Câmara por ter aprovado a subvenção. E como o dr Cassio disse, nós somos uma equipe e temos de jogar em equipe. Vereadores são eleitos pela população para cuidar da população. E nós fizemos isso. Cada vereador fez sua parte. Então agradeço a eles”, concluiu.

O ex-prefeito Erval Steiner elogiou em seu discurso o secretário Cassio Prado. “É um incansável batalhador pela Saúde pública de Porto Feliz, que abandonou seus afazeres, seus compromissos profissionais para se dedicar a Porto Feliz. Eu o cumprimento pelo que tem feito a Porto Feliz”, disse.

Erval informou aos presentes o que fez pelo hospital em seu governo. “Nós em 2004 transformamos a Santa Casa na primeira Santa Casa de atendimento base da Saúde de Sorocaba, graças ao trabalho do dr Cassio. Aqui se atendia a todos, inclusive, de cidades vizinhas. Era uma gestão plena. A diretoria de Sorocaba concedeu a Porto Feliz pela eficiência do seu serviço”, declarou.

Prefeito Levi Rodrigues iniciou seu discurso comentando que se assustou com a situação da Saúde no município quando assumiu. “Quando nós tivemos aqui, juntamente com os vereadores, e o dr Cassio veio apresentar a Santa Casa para nós e nos comunicar dos grandes desafios que tínhamos, eu imaginei que iríamos demorar muito tempo para colocar a casa em ordem, que precisaríamos de muito dinheiro pela situação que estava a Saúde em geral e principalmente pela situação da Santa Casa”, falou.

“Para nossa felicidade e pelo esforço da nossa equipe, pela seriedade e responsabilidade da escolha das pessoas que fazem parte do nosso grupo, hoje estamos comemorando um excelente resultado. Muito acima das nossas expectativas”, seguiu.

Prefeito Levi descreveu ainda os outros espaços a serem reformados e utilizados pelo hospital. “Todo o espaço da Santa Casa vai ter um melhor uso, melhor aproveitamento, para a população de nossa cidade. Outras áreas também serão entregues para a população em áreas não utilizadas. Um espaço precioso que estava perdido, servindo de depósito”, declarou.

Para ele, o investimento tem de ser feito para acabar com as transferências de pacientes para outros municípios. Prefeito Levi ressaltou ainda que os investimentos na melhora da qualidade da Saúde continuam e que sua equipe tem trabalhado para isso. “Investimos na Saúde para salvar vidas. Isso que nos importa. É nosso objetivo. Salvar vidas e dar melhor qualidade à área da Saúde. E é por isso que a gente fica feliz e comemora neste dia todo esse resultado”, comemora.

“Eu quero agradecer de coração a toda minha equipe. Todos vocês que fazem parte do nosso Governo, secretário, funcionários públicos em geral, direção da Santa Casa, funcionários da Santa Casa, e os voluntários, de modo geral, sem essa união, essa força, jamais poderíamos ter alcançado esse excelente resultado”, encerrou.

Também presentes à solenidade: Izabel Fernandes, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade; Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, Miguel Arcanjo de Almeida; Secretário de Governo, Edison Aparecido de Chechi Jr.; Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Simone Aparecida Ribeiro da Mota Almeida; Secretário Chefe de Gabinete, Arnaldo Ricardo Franco Bueno; Diretor de Desenvolvimento Econômico, Reinaldo Gualter Galdino; Diretora de Saúde, Renata Alcalá; Diretor de Urbanismo, Michel Alberto Zangerônimo; Diretor de Obras Públicas, Carlos Veronezzi; Diretor de Cultura e Esportes, Paulo Rogério Menna; Interventor da Santa Casa, Alexandre Ramos; Coordenador do Pronto Socorro, Israel Aparecido de Moraes; Grupo São Damião, Mara Faustino e Amigos da Santa Casa; Presidente do Rotary Club de Porto Feliz, Marlene de Fátima de Angelo Ribaldo; Proprietário da Schadek, Carlos Magalhães.

  • Rádio Porto

    Alternativo