Postos de Saúde de Porto Feliz passam por obras de reforma e ampliação

A Prefeitura de Porto Feliz, através da Secretaria de Saúde, segue desde o mês de janeiro um cronograma de serviço de melhoramento de infraestrutura e condições de atendimento da saúde pública no município.

A unidade do Jardim Vante passa por reforma completa e, também, ampliação de consultórios e novos banheiros. Na parte externa, toda a grade que cerca o posto será substituída.

Na Popular, a reforma também prevê a ampliação dos consultórios, além de novas salas e adequação dos banheiros para deficientes. A unidade deve ficar pronto até o fim de maio.

Já o Posto da Vila América será o próximo no cronograma. Devido à proporção da reforma, com troca de piso, batentes das portas, troca de louças e metais, a unidade deverá ficar fechada por cerca de 30 dias. A Secretaria de Saúde informa que o atendimento da população desse bairro e entorno não será prejudicado, uma vez que as consultas serão remanejadas para outros postos.

Outro local que receberá melhorias é Centro de Especialidades que terá novas salas para consultório e ampliação da sala de atendimento. O prédio será reformado e terá suas condições melhoradas.

Na área rural, o Posto da Caic passará por reformas de ampliação. O prédio ganhará mais salas e sua estrutura será melhorada.

Também foram retomadas as obras da construção do posto da Vila Progresso que havia sido abandonada pela Administração anterior.

A Secretaria de Saúde efetua ainda a compra de mobiliários e novos equipamentos necessários para melhorar o atendimento.

 

Médicos

A contratação de médicos também é parte do planejamento de melhorar a qualidade da saúde pública de Porto Feliz.

Os Postos da Vila Angélica, do centro da cidade, Caic e Vila América (que atende parte da população da área rural) já contam com o atendimento de três médicos, contratados recentemente.

Além disso, o município contratou dois cardiologistas, dois cirurgiões gerais e um urologista. Também foram trazidos para Porto Feliz três novos ginecologistas e quatro pediatras.

A reclamação dos moradores de Vila Angélica de que não se encontrava médico no posto foi atendida e a unidade conta, agora, com um profissional todos os dias. A Caic também contará com o atendimento diário de um médico.

Segundo o secretário Cassio Prado as contratações objetivam atender a demanda que fazia com que os pacientes ficassem em fila de espera pelo atendimento pela falta de médicos.

Em quatro meses, os resultados já apareceram. Nos postos da Vila América e Vila Angélica praticamente não há fila de espera. Já no Jardim Vante, a agenda de consultas está sendo colocada em ordem.

O atendimento nos postos ampliou de 8 para 12 mil consultas por mês. Só as especialidades passaram de 1600 consultas no mês de janeiro para 3 mil consultas em abril. A Pediatria passou a atender de 300, em janeiro, para cerca de 1100 consultas. Outro exemplo é da Ginecologia que passou de 300 para 700 atendimentos.

 

Especialidades

Os Postos de Saúde de Porto Feliz contam com o atendimento nas seguintes áreas: Urologia, Cirurgia Geral, Fonoaudiologia, Pneumologia, Dermatologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Fisioterapia, Oftalmologia, Neurologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Cirurgia Vascular, Nutrição, Endocrinologia, Psiquiatria.

 

Informatização

Após as reformas e ampliação dos postos de saúde, o secretário de Saúde declarou que haverá uma informatização e implantação de sistema integrado entre as unidades.

Para ele, há a necessidade do sistema para que o histórico do paciente possa ser acessado em qualquer uma das unidades, inclusive na Santa Casa. O objetivo é agilizar a prestação de serviço ao paciente, uma vez que o médico terá acesso a seu prontuário.

 

Veículos

A Secretaria de Saúde também aumentará a frota. Já em licitação a compra de duas minivans e dois carros populares.

Os veículos devem ser direcionados para os setores da Saúde e Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

 

PSF

A Secretaria de Saúde planeja ainda a reestruturação do Programa Saúde da Família (PSF). As oito equipes existentes hoje serão ampliadas para 13 até 2014.

De acordo com o secretário de Saúde, Antonio Cassio Habice Prado, a ampliação das equipes proporcionará uma maior cobertura do PSF, além de cobrir as áreas em que hoje não são atendidas.

 

Academias da Saúde

A Secretaria de Saúde em convênio com o Ministério da Saúde contará ainda em sua estrutura com as academias da Saúde. Serão construídas em três pontos da cidade: no Jardim Vante (Praça do Maçon), Vila Maria e Vila Alcalá (Praça Pedro Trentim). As obras já foram iniciadas.

A estrutura das academias são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato).

  • Vídeos

    Invista em Porto Feliz

    Rádio Porto

    Alternativo