Prefeito vai a Brasília reivindicar inclusão de Porto Feliz em programa de habitação

O Prefeito Levi Rodrigues Vieira (PSD) foi até Brasília na segunda-feira, 13, no Ministério das Cidades para reivindicar a inclusão de Porto Feliz no programa habitacional para municípios com população acima de 50 mil habitantes.

Junto com Prefeito Levi esteve o interventor da Santa Casa, Reinaldo Gualter Galdino (na ocasião do agendamento da reunião ele era o diretor de Desenvolvimento Econômico Sustentável). O argumento utilizado pela Prefeitura é de que Porto Feliz, diferentemente do que o censo de 2010 do IBGE mostra, já ultrapassou os 50 mil habitantes. Para o instituto, a cidade apresenta população de 48.893.

Prefeito Levi entregou ao especialista em infraestrutura do Ministério das Cidades, Rui Pires, documento direcionado ao IBGE que demonstra que os números podem estar equivocados. Os índices apresentados pelo município apontam para as empresas que se estabeleceram em Porto Feliz de 2011 a 2013, com o comprovante de inscrição cadastral.

Além disso, o estudo faz alusão à abertura da Toyota na rodovia Castelo Branco, e das empresas que se instalaram próximas para fornecer peças à montadora.

Outro ponto destacado é para a confirmação da construção no município da fábrica da Toyota que produzirá motores. De acordo com o documento, diversas outras empresas já demonstraram o interesse na aquisição de locais para implantação de novas fábricas.

A construção do CPP (Centro de Progressão Penitenciária), com capacidade para 1048 presos, também chama a atenção de Porto Feliz para um crescimento populacional.

Integra ainda o documento, o número de nascimentos registrados de 2011 a 2013, totalizando 1425 pessoas; o número de óbitos no mesmo período que foi de 585; a diferença do número de domicílios apontados em 2010 pelo IBGE de 14.560 residências e em 31 de dezembro de 2012 cadastrados na CPFL já eram 18.748.

A diretora do departamento de Produção Habitacional do Ministério das Cidades, Maria do Carmo Avesani, ficou de analisar os dados e encaminhar o pedido de atenção especial para Porto Feliz durante o censo do IBGE que tem previsão de começar em julho deste ano.

 

Regularização fundiária

O Prefeito Levi foi ainda coletar informações sobre os projetos de regularização fundiária oferecidos pelo Governo Federal.

O município recentemente realizou a regularização no bairro Jardim Vante. Segundo Levi, outros bairros ainda necessitam passar por essa regularização, como um setor do Bambu.

  • Rádio Porto

    Alternativo