2ª Via do Carnê do IPTU Online
Editais de Licitação

Guarda Civil Municipal e Defesa Civil participam de oficina preparatória para operação estiagem

A Coordenadora de Defesa Civil GCM Ivete e os GCMs Alessandro, Djalma, Gilmar, Muniz e Souza de Porto Feliz participaram da Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE) nos dias 15 e 16 de maio na cidade de Sorocaba.

O curso contou com a presença do diretor Estadual de Defesa Civil Major PM Homero de Giorge Cerqueira e do Coordenador Regional de Defesa Civil de Sorocaba Major PM Augusto dos Santos Galvão Júnior, representantes das cidades que fazem parte da Regional de Sorocaba, além de representantes das Guardas Civis Municipais de várias cidades.

No dia 15, a parte teórica da oficina aconteceu no auditório do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), por profissionais da CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil). Profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, da Saúde, Corpo de Bombeiro e Policiamento Ambiental abordaram os assuntos: Política Nacional de Proteção e Defesa Civil Sistema Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios florestais – Operação “Corta Fogo” e o Programa “Município Verde Azul”, Queima controlada: Novo Código Florestal, Fiscalização de queimadas e incêndios florestais pela Policia Militar Ambiental, Responsabilidade civil, penal e administrativa pela pratica de incêndios florestais e Planos Operacionais Preventivos para enfrentar a estiagem; Queimada Controlada, detecção, Efeitos da Estiagem na Saúde Pública e monitoramento de focos de incêndio.

No dia 16, a oficina aconteceu na Base de Bombeiro. Os participantes tiveram aulas práticas, de combate ao fogo de pequeno porte extinguido através de abafadores e bombas costais, além de captura de animais peçonhentos.

  • Rádio Porto

    Alternativo