Editais de Licitação
2ª Via do Carnê do IPTU Online

Projeto de restauro do Museu é apresentado à Prefeitura

Aconteceu nesta quinta-feira, 11, na Prefeitura de Porto Feliz, a apresentação do projeto de restauração do Museu das Monções.

O projeto foi apresentado pelos arquitetos Giovana Moreli Avancini, Caio Faggin, Denise Invamoto, Paula Dedecca e Julia Siqueira. Nessa primeira fase, o custo foi de 450 mil reais, financiados pelo Governo do Estado através do Proac (Programa de Ação Cultural).

Participaram da apresentação o Prefeito Levi Rodrigues Vieira, a secretária de Educação,Cultura e Esportes, Simone Aparecida Ribeiro da Mota Almeida, o diretor de Cultura e Esportes, Paulo Rogério Menna, o diretor da escola de música, Claudimir Causin, e o secretário de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação, Antonio da Costa Aranha.

 

Fechado

Há cerca de dois anos e meio, o prédio que abrigava o museu da cidade – tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) – está fechado para visitação pública. Devido às condições precárias do imóvel, a Diretoria de Cultura transferiu o acervo para um imóvel, com as devidas condições de armazenamento e preservação das peças, até que o processo de restauração seja firmado.

O prédio do Museu das Monções pertence ao Governo do Estado e o município não pode intervir no local até que ele passe a pertencer à cidade. Ainda assim, a Prefeitura realizou algumas intervenções de emergência (como escoramentos e colocação de mantas) para manter a sustentação do prédio e garantir a segurança dos pedestres e motoristas que circulam pelo centro da cidade.

 

História

O acervo do Museu das Monções é composto por documentos, mapas e livros sobre as monções e a história de Porto Feliz. O prédio foi construído por volta de 1850 em taipa de pilão, com a utilização de madeira e barro e em pau-a-pique.

Em 1908, o casarão foi comprado pelo Governo do Estado e passou a ser utilizado como Grupo Escolar Coronel Esmédio até a década de 1960. No ano de 1965, passou a abrigar o Museu Histórico e Pedagógico das Monções.

  • Rádio Porto

    Alternativo