VI Conferência Municipal de Assistência Social

Nos dias 25 e 26 de julho,foi realizada no auditório do Colégio São José, em Porto Feliz a VI Conferência Municipal de Assistência Social com o tema:“A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”. Na presença do prefeito do município de Porto Feliz, Levi Rodrigues Vieira, o presidente do C.M.A.S. Paulo José da Silva Nogueira abriu oficialmente a Conferência.

Na ocasião, o prefeito ressaltou quea Conferência é de grande importância para o município, pois pautou a construção da política municipal de Assistência Social desenvolvida pela Diretoria de Desenvolvimento Social.

Participaram da conferência o Prefeito Municipal, Levi Rodrigues Vieira; o vice Prefeito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Sustentável, Miguel Arcanjo; o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Paulo José da Silva Nogueira; a diretora de Desenvolvimento Social, Maria Lúcia Nunes;a Assistente Social e representante dos profissionais do SUAS, Helen Fabiana de Souza e o jovem representante dos usuários da Assistência Social do Município, Tiago da Silva André; além de pessoas inscritas na Conferência divididas em delegados e observadores.

Neste ano, a discussão foi dividida emseis eixosque perpassam todas as questões da Política do SUAS.

Nas Conferências, governo e sociedade civil discutem as prioridades nas políticas públicas de assistência social para os anos seguintes. Em 2013, gestores e usuários da área estão debatendo a gestão estratégica do trabalho; a qualificação dos serviços; programas, projetos e benefícios; a participação popular; o controle social e a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na erradicação da extrema pobreza.

Dados – Estão cadastrados no município 4.024 famílias, sendo que 1.749 estão recebendo o benefíciodo bolsa família, que corresponde ao limite máximo de benefícios disponibilizado para o município.

O valor é repassado pelo Governo Federal diretamente aos Beneficiários. O valor total é de R$ 263.436,00 mensal.

O vice Prefeito e tambémSecretário Municipal de Desenvolvimento Social e Sustentável, Miguel Arcanjo de Almeida, relatou: “estamos trabalhando muito na articulação das áreas da educação, saúde e social, para que as políticas tenham suas finalidades atingidas. O Senai, este semestre, formou 932 pessoas e a Prefeitura Municipal através do Senai pretende formar até o final deste ano, 2 mil pessoas”.

A diretora de Desenvolvimento Social, Maria Lúcia Nunes, num discurso emocionado agradeceu a todos e disse que foi uma semana com muito trabalho, lamentando as vítimas do forte vento que ocorreu no dia (21/07) e agradeceuo empenho e esforço de toda equipe da Diretoria. A assistente social Helen Fabiana de Souza apresentou uma rápida contextualização sobre a política municipal de Assistência Social.

O presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Paulo José da Silva Nogueirarelatou: “esse trabalho que nós desenvolvemos na área social, envolve funcionários e pessoas voluntárias em algumas atividades; eu, por exemplo, faço parte do conselho como voluntário. Nós conseguimos sentir e envolver-se de tal forma que percebemos o quanto essa Diretoria de Desenvolvimento Social, está envolvida na melhoria do trabalho prestado aos seus usuários”.

Na plenária final foram escolhidos os delegados.

Poder Público – A diretora de Desenvolvimento Social, Maria Lúcia Nunes, foi escolhida como delegada e a Assistente Social, Helen Fabiana de Souza, sua suplente; ambas representarãoo poder público.

Sociedade Civil– Representando a sociedade civil, foram escolhidas: Daiane da Silva, como delegada e Rita de Cássia, sua suplente e usuária.

Os escolhidos tanto na representação do poder público ou sociedade civil, representarão o município na Conferência Regional e Estadual.

A Conferência contou com a participação de mais de 100 pessoas.

  • Vídeos

    Invista em Porto Feliz

    Rádio Porto

    Alternativo