2ª Via do Carnê do IPTU Online

Defesa Civil de Porto Feliz participa de oficina operação verão

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Porto Feliz (Comdec) participou nos dias 28 e 29 de agosto da oficina preparatória para a Operação Verão. O objetivo da oficina é preparar os municípios através das Comdec’s a minimizar danos materiais e preservar vidas.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realiza o curso aos agentes municipais (Defesa Civil, Guarda Municipal, entre outros que atendem a emergência), nos meses que antecedem a temporada de chuvas, visando o treinamento e avaliação dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC’s). a Operação Verão compreende o periodo de 1º. de dezembro a 31 de março do ano seguinte.

Durante o curso teve aula prática de leitura de pluviômetro com o Ten. Paulo Roberto da Cedec, preenchimento e mapeamento de local de risco com o Dr. Jair Santoro do Instituto Geologico, teve palestra com a meteorologista Marina da SOMAR, e Sargento Bortoloto da Divisão de Convênios

O treinamento aconteceu no Núcleo de Educação Básica Municipal (NEBAM), situado na Rua Professor Oracy Gomes, nº 551, Centro, Tatuí/SP.

Na abertura solene contou com a presença do major PM Homero de Giorge Cerqueira, Subdiretor Estadual de Defesa Civil major PM Augusto dos Santos Galvão, Coordenador de Defesa Civil da região de Sorocaba, o Prefeito do município de Tatuí  José Manuel Corrêa Coelho, Vice prefeito e Coordenador Municipal de Defesa Civil de Tatuí Vicente Aparecido Menezes, coronel PM Valter de Oliveira comandante da Guarda Municipal de Itapetininga, major PM Cláudio Ciochetti, da secretaria municipal de segurança pública de Votorantim, os coordenadores adjuntos de Defesa Civil da região de Sorocaba, major PM Miguel Ângelo de Campos e Cap PM Ivam Luiz Godinho, capitão PM Paulo Monteiro Filho, sbcomandante do 15° GB, 1° tenente PM Paulo Vinicius dos Reis, comandante interino do 2° SGB de Tatuí, 1° tenente PM Adriano Augusto Freitas de Brito, comandante Interino do 4° SGB de Itapetininga, vereador do município de Mairinque, Kioshi Hirakawa, entre outros convidados.

 

Como funciona a Operação Verão?

As equipes municipais de Defesa Civil são preparadas para o desencadeamento de ações preventivas com o acompanhamento da previsão meteorológica, a medição dos índices pluviométricos e as vistorias técnicas de campo em áreas de risco, visando a remoção preventiva dos moradores das áreas em situação de risco iminente.

O objetivo é aperfeiçoar os recursos existentes e antecipar situações de risco, articulando a participação das Secretarias Estaduais e Municipais envolvidas, órgãos de atendimento emergencial (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros. Guarda Civil Municipal), equipes de Defesa Civil do município e a própria comunidade.

São também reforçadas ações preventivas, de preparação, de resposta e recuperativas, visando prevenir ou minimizar as consequências típicas geradas pelas chuvas, haja vista que as consequências mais comuns do período de verão são: inundações, alagamentos, escorregamentos de terra (deslizamentos), vítimas de raios, vítimas de vendavais e granizo, e prejuízos aos serviços essenciais (energia elétrica, água, saneamento e saúde).

  • Rádio Porto

    Alternativo