2ª Via do Carnê do IPTU Online
Editais de Licitação

Orientadoras do pacto nacional pela alfabetização visitam escolas

Durante o mês de agosto as orientadoras de Porto Feliz realizaram visitas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nas escolas municipais urbanas e rurais.

As atividades lúdicas foram desenvolvidas pelas orientadoras Rosana Martelini, Cida Sampaio e Sonia Jaqueline da Silva Oliveira. Contado com a ajuda do boneco de fantoche "Julio", elas encenaram a narrativa "O menino que foi ao Vento Norte", um resgate do "Folclore Brasileiro" e seus gêneros textuais como narrativas, adivinhas, piadas, causos e outros.

O boneco conquistou as crianças recebendo dezenas de cartinhas dos alunos da rede municipal, estimulando os estudantes a produzirem seus próprios textos (através de cartas e bilhetes), incentivados pelos professores.

Neste mês de setembro as orientadoras já retornaram com outro recurso disponível "a tecnologia em sala de aula" usando computador e data show para novas narrativas, novas brincadeiras e livros escaneados (literatura infantil). A primeira escola a ser visitada foi a EMEF Coronel Esmédio.

Segundo as orientadoras, alfabetizar não é uma tarefa fácil, mas com muita dedicação e comprometimento e a união de todos é possível alcançar bons resultados.

A garantia de que toda criança até oito anos de idade estará alfabetizada é uma meta nacional por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa (PNAIC).

  • Rádio Porto

    Alternativo